Olhão | O realizador 'Albert Serra' estará no arranque do "FICLO 2020"

Regionais
Tools
Typography

Arranca a dia 3 de março o seminário que o realizador Abert Serra fará no Algarve no âmbito do foco que o "FICLO – Festival de Cinema e Literatura de Olhão" fará sobre a sua obra. A iniciativa dá o pontapé de saída na edição 2020 do evento que, este ano, fará uma retrospectiva integral dos seus filmes literários. As inscrições para o seminário podem ser realizadas através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Comprometido com a criação de momentos programáticos que aprofundem a relação entre o cinema e a literatura, o Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão convida o espanhol Albert Serra para um seminário que debate os múltiplos cruzamentos e relações entre ambas disciplinas, muito para além das habituais questões das adaptações das obras literárias ao cinema. Realizador e argumentista, Albert Serra é considerado um dos mais irreverentes e transgressores cineastas contemporâneos, sendo responsável por uma obra que, de Honor de Cavalleria [2006] a Liberté[2019], é indubitavelmente marcada pela literatura. Serra tem apresentado os seus trabalhos em importantes festivais internacionais, como Cannes, Toronto ou Locarno, onde arrecadou diversos prémios, não se ficando apenas pela realização de obras cinematográficas, o realizador é também conhecido pelas suas colaborações no teatro e na museologia. Quando lhe perguntam por essa relação da literatura com o cinema na sua obra, Serra diz que se o espectador já tiver um contexto, ou conhecer a história, ele tem mais liberdade para contar essa história, ou a sua história dessa história. Serra diz mesmo: 'sem leitura não há inspiração'.

Em março, o autor orienta em Ohão seminário Metodologia e Cinema Contemporâneo, com duração de cinco dias e destinado a curiosos e profissionais.

Com regresso apontado para os dias 28 março a 5 abril, o FICLO vai então realizar um foco especial sobre o autor, fazendo uma retrospectiva integral da sua obra ligada à literatura. Começando por Honor de Cavalleria (2006), livremente inspirada nos personagens principais de El Quijote de Miguel de Cervantes; El Cant dels Ocells (2008), que vai beber à Bíblia; Historia de la meva mort (2013), com foco em Casanova e Drácula; La Mort de Louis XIV (2016) que se inspira nas Memórias de Saint Simon ou o seu último filme Liberté (2019). Recordemos a este propósito que Albert Serra teve retrospectivas no Centro Pompidou de Paris, Cinemateca de Bruxelas ou Museo Reina Sofía em Madrid.

PROGRAMAÇÃO FOCO ALBERT SERRA

3 a 5 de março
Seminário com Albert Serra: Metodologia e Cinema Contemporâneo
Local: Olhão
Inscrições para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

FICLOAlbertSerraFicloFicloOlhao

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS