Banner Alto Página

Castro Marim | Associação Almargem apresenta Balanço do projeto "Via Algarviana - Um Elogio à Natureza"

Regionais
Tools
Typography

A Associação Almargem promove, no próximo dia 3 de março, a Sessão de Apresentação dos Resultados do projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”. O evento terá lugar no Mercado Local, em Castro Marim, com início às 10h00.

Com a participação dos vários parceiros do projeto, será feito um balanço sobre os objetivos e contributos das atividades que foram desenvolvidas no âmbito desta candidatura aprovada ao Fundo Ambiental, incluída no aviso "Educarte: Educar para o Território" no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, desenvolvida pela Associação Almargem entre os meses de Setembro a Novembro de 2019.

Abrangendo os municípios parceiros de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, centenas de pessoas percorreram a Via Algarviana e as suas infraestruturas complementares nestes territórios de baixa densidade em Ações de Capacitação e Workshops Temáticos e ainda em Ações de Educação Ambiental para Escolas.

Com o objetivo de interpretar este território em diferentes temáticas, nomeadamente turismo sustentável, geodiversidade, biodiversidade, botânica e património cultural, estas ações foram dirigidas a diferentes públicos-alvo: empresários, decisores e técnicos de administração regional e local e população geral.

Nesta sessão, serão também divulgados os produtos resultantes do projeto, desenvolvidos com o intuito de envolver e sensibilizar o público para os valores territoriais abrangidos pela Via Algarviana. Entre as novidades, será apresentado um vídeo em formato documentário, um guia digital com propostas de atividades pedagógicas para o público escolar do 1º Ciclo, e ainda um jogo didático que será agregado ao novo sítio eletrónico da Via Algarviana e que pretende testar o conhecimento dos utilizadores ao nível da biodiversidade e património cultural do território ao longo da Via Algarviana.

O evento culmina com a inauguração da exposição temática “Via Algarviana - Um Elogio à Natureza: Os Ofícios Tradicionais”, às 12h00. Esta exposição, de carácter itinerante, reúne uma mostra das peças e elementos identificativos das artes e ofícios dos territórios de baixa densidade abrangidos pelo projeto, propondo uma viagem pela cultura e património singular do Algarve. A exposição estará patente até ao dia 17 de Abril, no Mercado Local em Castro Marim.

A sessão é gratuita e aberta ao público geral. O programa completo do evento pode ser consultado no website da Via Algarviana, em www.viaalgarviana.org.

Sobre o projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza”

O projeto “Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” insere-se na candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental ao programa “EducarTE: Educar para o Território”, aprovada pelo Fundo Ambiental no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

“Via Algarviana – Um Elogio à Natureza” assenta numa estratégia regional de educação ambiental que abrange os municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, desenvolvendo ações de valorização nos territórios de baixa densidade que pretendem envolver os cidadãos, as escolas, o setor empresarial, decisores e técnicos de administração regional e local.

Este conjunto de ações pretende ter repercussão pelos restantes municípios parceiros da GR13 – Via Algarviana, fazendo parte dos seus contínuos objetivos de sensibilização e promoção do interior algarvio, dando a conhecer um “outro Algarve”.

Sobre a GR13 - Via Algarviana:                                                                                         

A GR13 – E4 “Via Algarviana” liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, numa extensão de cerca de 300 quilómetros percorrendo os territórios de Baixa Densidade. A Via Algarviana, neste momento, além do seu eixo principal, apresenta uma grande rede de produtos complementares englobando assim 13 concelhos do Algarve (Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo).

O projeto Via Algarviana tem contribuído para o desenvolvimento de uma rede de percursos pedestres no Algarve, devidamente sinalizados e divulgados, e tem levado a cabo a missão de promover o património natural e cultural do interior algarvio, com a dinamização de serviços de alojamento e restauração, levando cada vez mais visitantes ao “Território Via Algarviana”, localizado no interior algarvio.

Associação AlmargemViaAlgarviana1ViaAlgarviana

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS