Algardata | Plataforma ICAM (Informação Científica de Apoio aos Médicos)

Regionais
Tools
Typography

A Algardata participou num projeto de voluntariado cujo objetivo principal é disponibilizar, de forma acessível e organizada, a informação científica mais relevante e atualizada sobre a COVID-19, para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas. O projeto foi liderado por Alexandre Teixeira, finalista do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve (Ualg).

A Algardata está ciente e preocupa-se com o risco e dimensão da atual pandemia. Como tal, consideramos de grande importância participar neste tipo de projeto, de forma a contribuir para facilitar e melhorar o dia a dia da comunidade científica. A informação em tempo útil é dos recursos mais importantes no que toca a controlar um cenário como este. Tendo acesso aos recursos e com a possibilidade de ajudar a desenvolver projetos deste género, estamos muito satisfeitos por ter podido contribuir para o projeto. Queremos continuar a ajudar e fazer o que está ao nosso alcance para podermos, juntos, travar esta pandemia e voltar pouco a pouco à normalidade.

O projeto ICAM consiste num algoritmo desenvolvido pela equipa de voluntários que, automaticamente, atualiza diariamente uma base de dados com todas as novas publicações científicas indexadas nos três principais repositórios para a área biomédica: PubMed, BioRxiv e MedRxiv.

O projeto dispõe de uma equipa de revisores voluntários composta por médicos, investigadores e estudantes de Medicina que efetuam a revisão sistemática das novas publicações, identificando os artigos mais relevantes e criando uma sinopse em português para publicação direta no website associado, ficando toda a informação agregada por área de relevância clínica, de forma a facilitar a sua consulta. A plataforma permite ainda a subscrição para alertas sobre atualizações dentro das áreas específicas de interesse e um link de acesso aos artigos originais revistos.

A partilha de conhecimento científico é fundamental para auxiliar o desempenho dos profissionais de saúde no combate à pandemia, considerando as incertezas que ainda subsistem relativamente ao novo coronavírus, à forma de conter a sua propagação e aos meios terapêuticos mais eficazes para debelar a COVID-19.

Esta plataforma aberta permite um acesso rápido à informação científica relevante e atualizada sobre a COVID-19 pelos profissionais de saúde, para os apoiar diariamente na tomada de decisões clínicas.

Link do projeto: https://www.icam.org.pt/

Algardata

AlgardataInformaCientifica

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS