São Brás de Alportel | Nesta Páscoa Fé e Tradição saem à Janela...

Regionais
Tools
Typography

Perante o estado de emergência nacional resultante da pandemia provocada pelo novo coronavírus COVID19, São Brás de Alportel prepara-se para celebrar o Domingo de Páscoa, dia da festa ex-líbris do concelho, com o mesmo fervor, mas a partir da janela de cada casa.

Não sendo possível trazer a festa à rua, como acontece desde tempos imemoriais, com a tradicional e impressionante procissão da Aleluia, as suas  Tochas Floridas e os tapetes de flores  a colorir as principais ruas da vila, os são-brasenses são convidados a viver o final da Quaresma e celebrar a Páscoa em comunidade, mas a partir da sua janela, confinados à sua casa,  em segurança, em forma de dádiva e entrega ao próximo.

O Município, em parceria com a Paróquia de São Brás de Alportel e a Associação Cultural Sambrasense, entidades que ano após ano organizam a Festa das Tochas Floridas, estão a convidar toda a comunidade a assistir à Eucarística da Ressurreição, que será transmitida em direto na internet, acessível  nas redes sociais Facebook e Instagram do Município, pelas 10h30 deste domingo, dia 12 de abril.

Respeitando as regras de isolamento social, a comunidade está convidada a colocar colchas nas janelas e varandas das suas casas onde, pelas 11h30, são desafiados a cantar e a fazer soar a fé e a tradição são-brasense, que rejubila com a ressurreição de Jesus cantando: “Ressuscitou como disse…. Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

O tradicional Concurso de Jogos Florais, ou seja, de quadras e versos inspirados nas tradições pascais são-brasenses prosseguiu este ano, embora adequado ao contexto de pandemia, e os trabalhos premiados serão conhecidos no Domingo de Páscoa, 12 de abril, na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

Está ainda a decorrer um concurso de fotografia digital sob o tema “Procissão de Aleluia”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com o Município,  que visa recordar os melhores momentos e os diferentes olhares sobre este evento que, ano após ano, tem vindo a envolver e a ser motivo de orgulho para toda a comunidade.

Mais informações e inscrições devem ser solicitadas através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

GI da CM SBA

PascoaSBA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS