SB de Alportel recebeu a sessão de encerramento do projeto Voluntariado Jovem “Apoio Maior”

Regionais
Tools
Typography

O projeto de voluntariado envolveu 30 jovens, a nível regional, que tiveram oportunidade de trabalhar nas diversas frentes do apoio social em tempos de pandemia.

O projeto de voluntariado Jovem “Apoio Maior”, que contou com uma equipa de quatro jovens são-brasenses  terminou no final de maio, com uma sessão realizada no passado dia 21,  na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel com a presença do diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, do presidente da Câmara, Vitor Guerreiro, da vice-presidente da Câmara executivo municipal e do presidente da Junta de Freguesia, João Rosa.

Em São Brás de Alportel o projeto foi coordenado pela Junta de Freguesia, com a parceria da Unidade de Serviços Sociais da Câmara Municipal e do Projeto “Jovens Seguros <> Famílias Felizes” e a colaboração da Santa Casa da Misericórdia.

Uma sessão que contou com a presença dos quatro jovens voluntários que tiveram oportunidade de falar sobre a experiência proporcionada por este projeto que lhes permitiu participar nas diferentes respostas de apoio comunitário no concelho, nomeadamente: a produção de viseiras de proteção e de  máscaras sociais; a distribuição de cabazes alimentares, o apoio domiciliário, o trabalho desenvolvido pela loja social e até as visitas ao comércio local, integradas no Plano de Recuperação Económico-social.

Uma experiência única e memorável para os voluntários Andreia Viegas, Carlota Guerreiro, Diogo Silva e Joana Jesus que puderam dar o seu contributo no apoio aos cidadãos mais vulneráveis nesta época desafiante de pandemia.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, vincou a importância deste envolvimento na vida comunitária e em prol do bem comum. Enfatizando que os projetos só são bem-sucedidos graças às pessoas que neles se envolvem, Vitor Guerreiro, agradeceu o contributo destes jovens e aproveitou para enaltecer o espírito ativo e solidário da comunidade são-brasense que já era conhecido e que agora supera todas as expectativas. A Vice-presidente, com a pasta da Juventude manifestou a sua satisfação pela forma como o projeto decorreu, marcando para sempre a vida destes jovens e referiu que o projeto em muito beneficiou do trabalho desenvolvido em rede e do envolvimento das diversas entidades no melhor e mais enriquecedor no acolhimento dos jovens voluntários.

O diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, não escondeu o seu orgulho nos jovens envolvidos, deixou um agradecimento a todas as entidades envolvidas, e disse estar convicto que este tipo de projetos têm a maior importância no desenvolvimento de uma juventude participativa, atenta e ativa na vida das suas comunidades.

O projeto de voluntariado “Apoio Maior | Voluntariado Jovem”, foi dinamizado pela Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a ANAFRE – Delegação Regional do Algarve, e envolveu 12 freguesias algarvias que acolheram 30 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. 

GI da CM SBAApoioMaiorSBA1ApoioMaiorSBA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS