Um "Prato Certo" em Tempos de Crise

Regionais
Tools
Typography

Parceria Prato Certo reforça intervenção junto das populações mais vulneráveis, em tempos de crise económica, social e alimentar.

Nos últimos meses fomos confrontados com os nossos piores pesadelos. O Mundo tal como o conhecemos parou e deixou-nos desorientados. Pela primeira vez na nossa geração, todos, sem exceção, foram afetados, se bem que as desigualdades e as vulnerabilidades se tenham agravado. 

Cientes dos tempos difíceis, sabemos que a presente crise sanitária está a gerar uma crise económica e social de enorme impacto, especialmente nas pessoas e nos grupos mais vulneráveis: crianças, jovens, idosos, minorias e grupos vulneráveis, entre outros.

Diariamente ouvimos na comunicação social que aumentaram as situações de insegurança alimentar, isto é, que as famílias estão cada vez com maior dificuldade em aceder a uma alimentação minimamente adequada e acessível. 

A resposta da sociedade civil e dos municípios tem sido magnífica e a equipa do projeto Prato Certo, dinamizado pela Associação In Loco, não queria deixar de se associar a esse esforço, contribuindo para aumentar a eficácia dos diversos programas de ajuda alimentar atualmente em curso.

Sabemos que por vezes a utilização dos produtos dos cabazes de apoio alimentar não é a ideal, tanto em termos de redução de desperdício como de eficiência da economia doméstica e do planeamento de uma alimentação saudável. 

Na impossibilidade da realização sessões de educação alimentar presenciais, a equipa Prato Certo produziu um vídeo de 30 minutos que exemplifica uma sessão de utilização adequada dos produtos alimentares, especialmente adaptada para os agregados familiares beneficiários de cabazes alimentares, sobre os princípios orientadores para uma alimentação adequada, sem desperdícios e que promova a total utilização dos alimentos do cabaz. Este vídeo é complementado com um conjunto complementar de ferramentas digitais que podem apoiar a missão de distribuição de ajuda alimentar. 

Este “Pacote Prato Certo - Grupos Vulneráveis” para a capacitação dos beneficiários de ajuda alimentar foi disponibilizado a todos os Investidores Sociais do Projeto Prato Certo: Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim. Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e as Empresas “Lima com Pimenta” e “Quintinha da SU”.

Para qualquer IPSS ou outra entidade da economia social que esteja a realizar atividades de apoio alimentar e esteja interessada em utilizar os materiais que integram este Pacote Prato Certo - Grupos Vulneráveis basta entrar em contacto com um dos Investidores Sociais ou com a equipa Prato Certo e solicitar o envio dos materiais e apoio técnico à sua utilização.

Composição do Pacote Prato Certo - Grupos Vulneráveis

1. Power point “Ações para Beneficiários de Ajuda Alimentar” que simplifica a realização da ação, sugerindo como se podem organizar;

2. Vídeo de 30 min “POAPMC_PratoCerto_2020 - “Tenho um cabaz...E agora?”;

3. Tabela em branco Planeie as suas refeições Semanais, muito útil para exercícios práticos de planeamento alimentar realizadas com produtos do cabaz;

4. Folheto “Dicas_Cabaz_PratoCerto” com sugestões para uma boa utilização dos produtos do cabaz e que pode ser junto aos cabazes distribuídos;

5. Folheto “EmentasSemanais_PratoCerto” com um modelo de ementa semanal e duas dezenas de receitas onde se destacam a utilização dos produtos do cabaz;

6. Folheto “BancoAlimentarAlgarve_Prato Certo” sublinhando as qualidade de alguns produtos do cabaz, de aceitação mais difícil, acompanhados de sugestões de confeção;

7. “Questionário para participantes_PratoCerto”, de avaliação da atividade, para aplicar aos participantes (deverá ser aplicado antes da ação e repetido 1 mês após a realização da mesma, (por exemplo, quando for receber outro cabaz), para podermos avaliar a eficácia destes instrumentos e desenhar ações futuras com base nos resultados obtidos.

8. “Questionário para dinamizadores_PratoCerto” pequeno questionário on-line para dinamizadores e técnicos que dinamizam atividade com beneficiários de ajuda alimentar, com o objetivo de avaliar a funcionalidade e o funcionamento das ações; 

Urge reforçar o trabalho da parceria Prato Certo e mobilizar as entidades e os técnicos, cuidadores ou facilitadores que têm algum grau de responsabilidade pela alimentação das pessoas e grupos vulneráveis, para a utilização de um conjunto de ferramentas e instrumentos de trabalho que poderão ajudar a realizar esta importante missão com mais facilidade e rapidez.

Na plataforma Prato Certo (www.pratocerto.pt), podem ser encontradas outras ferramentas e materiais de apoio para utilização livre no dia-a-dia profissional, junto dos utentes e clientes.

Agradecemos e estimulamos os desafios que alguns dos nossos parceiros e Investidores sociais nos têm lançado, tal como o município de Portimão, Loulé, Faro ou o Banco Alimentar, e que têm norteado o trabalho e os produtos da equipa Prato Certo, tal como o presente Pacote Prato Certo - Grupos Vulneráveis. 

Esta é a hora de unirmos esforços para melhorar o nosso trabalho juntos das pessoas e das comunidades com as quais trabalhamos.

Obrigado pela vossa parceria.

Associação In LocoPratoCertoParceriaPratoCerto1PratoCerto

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS