Re-Criativa República 14 - Olhão | 'Pedro Jóia' com 'José Salgueiro'

Regionais
Tools
Typography

Continuam os concertos de Verão no espaço ao ar livre da República 14. Dia 14 de agosto, sexta-feira às 21h30 é a vez do guitarrista Pedro Jóia.

Pedro Jóia é uma referência cimeira da guitarra em Portugal. Aos 7 anos começou a estudar guitarra clássica na Academia dos Amadores de Música, onde completou o curso, mas a sua paixão pela guitarra flamenca levaram-no até Espanha, onde estudou com os guitarristas Paco Peña, Gerardo Nuñez e Manolo Sanlúcar. Desde aí a linguagem do flamenco faz parte intrinseca da sua maneira de tocar. No início de 2000, depois de uma vida musical bastante activa em Portugal, muda-se para o Brasil onde integra o grupo do cantor Ney Matogrosso. Toca também, entre outros, com Yamandú Costa e Gilberto Gil. Regressado a Portugal Pedro acompanha numerosos artistas de onde se destacam Mariza, com quem tocou de 2012 até ao ano passado, Raquel Tavares, Ricardo Ribeiro e faz actualmente parte do grupo Resistência. Com vários CD's em seu nome Pedro Jóia ganhou em 2008 o prémio Carlos Paredes com CD "À Espera de Armandinho". Muito recentemente gravou o CD "Zeca" dedicado à música de José Afonso, que tem estado sempre nos lugares cimeiros das vendas.

E é com música deste CD que se vai apresentar no concerto de sexta-feira 14 de agosto na República 14, mas também com repertório anterior, versões de temas dos guitarristas Armandinho e Carlos Paredes, assim como alguns temas de sua autoria. Acompanhado pelo percussionista José Salgueiro, companheiro de longa data, o concerto de Pedro Jóia assenta em alguma da melhor música produzida no século XX português onde se pode apreciar toda a sua técnica e sensibilidade musical.
Mais um grande concerto no Verão da República 14.

República 14PedroJoia

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS