Albufeira | Município investe na Recuperação de Rotundas

Regionais
Tools
Typography

O Município de Albufeira investiu mais de 250 mil euros na manutenção e recuperação de rotundas em vários pontos do concelho. Futuramente está, também, prevista a abertura de concurso para substituição de azulejos nas rotundas dos Relógios e das Minhocas, bem como a reposição da fibra nas Minhocas. A mais recente intervenção foi efetuada na rotunda da Esfera Armilar, agora totalmente renovada. Até ao final do mês de setembro irá dar-se início à reparação dos repuxos e fontes na rotunda e Avenida da Marina, bem como à recuperação dos lagos do Jardim Frutuoso da Silva e do cemitério de Vale Pedras.

As rotundas da Avenida dos Descobrimentos, o principal eixo viário que atravessa a cidade de Albufeira, são uma das imagens de marca do concelho. Quem não conhece a rotunda dos Golfinhos, dos Relógios, das Minhocas, da Esfera Armilar e a rotunda dos Dois Mundos, amplamente fotografadas por turistas e residentes. Acidentes viários e a inexorável passagem do tempo exigiram a intervenção do Município, que desde o ano passado deu início a várias obras de manutenção e recuperação destas e de outras rotundas em vários pontos do concelho.

“Trata-se de um investimento fundamental, quer sob o ponto de vista da segurança rodoviária quer da manutenção e preservação da imagem que pretendemos para o nosso concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Assegurar as condições técnicas e de bom funcionamento das rotundas, da fluidez do trânsito e da circulação viária são preocupações constantes do Município, que não se poupa a esforços nesta matéria”, acrescenta José Carlos Rolo.

Devido a um acidente viário, em 2019, a rotunda dos Golfinhos ficou gravemente danificada ao nível das esculturas, projetores, tubagens e repuxos do lago. Para além da reparação e pintura das esculturas, foi necessário executar nova fixação para um dos golfinhos, substituir os projetores danificados, pintar toda a tubagem no lago e interior da casa das máquinas, executar reparações e ajustes nas bombas e colocar o equipamento destinado à desinfeção da água. Pouco tempo depois da obra concluída, um ato de vandalismo obrigou a nova intervenção, desta feita foi necessário reparar dois golfinhos e a respetiva estrutura de sustentação. As duas intervenções custaram aos cofres da autarquia perto de 16 mil euros.

No mesmo ano foram efetuadas obras na rotunda da Esfera Armilar que consistiram na reparação e substituição de peças na zona dos repuxos e na casa das máquinas, pintura do lago, tubagens e interior da casa das máquinas, reparações e ajustes nas bombas e colocação de equipamento de desinfeção da água. Recentemente verificou-se que a fixação da esfera armilar, bem como a própria escultura encontravam-se degradadas, apresentando já uma pequena inclinação devido à estrutura de fixação estar muito degradada, com perigo de cair, o que obrigou a uma intervenção urgente na estrutura.

A esfera armilar e a bola de espelhos foram removidas para reparação e já voltaram ao local. A obra incluiu, ainda, a pintura e reparação de todos os elementos da rotunda e respetiva estrutura, bem como várias reparações na casa das máquinas, nomeadamente ao nível do quadro elétrico e da bomba dos repuxos, colocação de novos projetores e substituição dos que se encontravam danificados. Foi também colocada uma nova bomba de drenagem. No conjunto as duas intervenções implicaram um investimento superior a 28 mil euros.

A cascata da Avenida da Liberdade foi, igualmente, sujeita a trabalhos de reparação, nomeadamente ao nível dos mecanismos e colocação de equipamento de desinfeção de água. Entretanto, verificou-se a necessidade de efetuar o nivelamento da parede, a substituição de azulejos e a execução de uma nova ligação ao depósito, obra que irá ter início até final de setembro. O custo das intervenções ronda os 16 mil euros.

As rotundas das Fontainhas e das Ferreiras também foram contempladas com pequenas intervenções. A escultura em Fontainhas levou uma nova pintura enquanto nas Ferreiras foi feita a substituição das lâmpadas por tecnologia led, num trabalho que foi realizado em parceria com a Junta de Freguesia da localidade. 

Ainda, durante o mês de setembro, irá dar-se início aos trabalhos de reparação/substituição da estrutura da rotunda dos Relógios, uma obra com um custo total de 15. 500,00 euros.

A estrutura de suporte, em ferro, encontra-se bastante danificada devido à corrosão, pelo que a intervenção irá passar pela suasubstituição integral por material em aço leve. A fibra das braceletes dos dois relógios será igualmente substituída e os relógios pintados nas cores originais.

No final do mês ou início de outubro prevê iniciar-se a reparação dos repuxos e fonte na rotunda e Avenida da Marina, bem como a recuperação dos lagos dos Jardins Frutuoso da Silva e do Cemitério de Vale de Pedras, num investimento de aproximadamente 180 mil euros.

Para além das intervenções em curso ou a iniciar brevemente, está, também, prevista a abertura de um procedimento com vista à substituição dos azulejos das rotundas dos Relógios e das Minhocas, bem como a pintura e reposição da fibra das Minhocas.

DCRP da CM AlbufeiraRotundaAlbufeira2RotundaAlbufeira3RotundaAlbufeira4RotundaAlbufeira5

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS