Albufeira | "Património e Educação" dão Mote às Jornadas Europeias do Património

Regionais
Tools
Typography

“Oficina das Igualdades em Paderne” com visita guiada, exploração histórica, sessões de cinema para as escolas, oficina de escrita, atuação de coro à capella, dança oriental e músicas tradicionais e uma exposição online sobre o Museu Municipal de Arqueologia são as propostas do Município de Albufeira no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que se assinalam de 25 a 27 de setembro.

O Município de Albufeira associou-se às Jornadas Europeias do Património, que se assinalam de 25 a 27 de setembro, com um programa especial de atividades no Castelo de Paderne. Trata-se de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve e o Cineclube de Faro, sendo que as atividades integram o programa cultural DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, que este ano assinala a sua 7ª edição, dedicada ao tema “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação”, que explora as relações entre dois grandes universos – O Património e a Educação. A temática pretende sensibilizar para o papel da educação no património e para o papel do património na educação, nomeadamente para a riqueza e complexidade no âmbito nos monumentos, na paisagem, nos jogos, nos museus ou nos sítios arqueológicos, entre outros aspetos.

No âmbito do programa, de 25 de setembro a 18 de outubro, Albufeira acolhe a “Oficina das Igualdades em Paderne”. De acordo com o Cineclube de Faro (Comissão de Formação) “pretende-se convocar dois grupos de participantes locais (miúdos e graúdos) a descobrirem um trajeto que os conduzirá à exploração dos valores humanistas e à identidade do conceito de liberdade (religiosa, de expressão, ideológica). O ponto de partida será o património histórico associado ao castelo de Paderne e o filme e livro homónimo O Profeta, propondo-se como ponto de chegada a criação de um texto original elaborado pelos participantes”.

Amanhã, 25 de setembro, pelas 10h30, a Oficina tem início com uma visita orientada ao Castelo de Paderne/visita de exploração histórica. Na semana seguinte, na quarta-feira, dia 30, também pelas 10h30, está prevista uma sessão de cinema, dirigida a alunos das escolas, com visionamento do filme O Profeta de Roger Allers e Gaetan Brizzi. A 13 de outubro, o programa é dedicado à exploração do filme e à oficina de escrita na Paisagem. A ação decorre no Castelo, com início pelas 10h30, sendo que podem participar miúdos e graúdos. A 18 de outubro, pelas 17h00, dá-se início à iniciativa “O Mundo na nossa Aldeia”. Todas as semanas, no espaço do Grupo Coral da Banda Filarmónica de Paderne, um grupo de pessoas originárias de seis países distintos: Alemanha, Inglaterra, Barbados, Portugal, Países Baixos e Irlanda reúne-se para cantar. Une-os o gosto pela música e também o amor à terra que todos escolheram para viver. O programa integra atuação de coro à capella, seguido de dança oriental e termina com “The real Band” - músicas tradicionais.

A 25, 26 e 27 de setembro, o Museu Municipal de Arqueologia exibe uma exposição, que tem por objetivo apresentar as novas valências do equipamento, nomeadamente na área da mobilidade e do conhecimento. Reaberto ao público no passado mês de julho, após vários meses de obras, e agora acessível a todos os tipos de público, a exposição pretende, igualmente, dar a conhecer o Serviço Educativo e Divulgação do Museu, mais concretamente o trabalho desenvolvido, quer em termos de atividades quer de visitas que exploram a História da Humanidade e do próprio do concelho e servem de ligação entre o público e o Património. Trata-se de uma exposição online que pode ser vista através do seguinte link: https://spark.adobe.com/page/zlu95AzpmHQAm/

DCRP da CM AlbufeiraOficinaIgualdades 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS