Lagos | Iluminação Pública está Mais Eficiente 

Regionais
Tools
Typography

A renovação dos equipamentos de iluminação pública implementada pela Câmara Municipal de Lagos em várias artérias e espaços públicos da cidade e, mais recentemente, na Vila da Luz, permitiu reduzir em mais de 80% a emissão de CO2. Esta é a conclusão do relatório recentemente apresentado, o qual vem confirmar os ganhos alcançados com este investimento ao nível energético, ambiental e económico.

Em 2019 e 2020 a Câmara Municipal de Lagos realizou uma intervenção de renovação da iluminação pública da cidade, substituindo cerca de 790 luminárias de vapor de sódio por equipamentos com tecnologia LED. A este investimento de cerca de 349 mil euros - que foi comparticipado pelo programa CRESC Algarve 2020 - juntou-se, no final do mês de junho, a instalação de 72 candeeiros com telegestão na Avenida dos Pescadores, na Vila da Luz. 

No total, estas 862 novas luminárias permitiram reduzir em média 85,6% (considerando os últimos oito meses) a quantidade de CO2 lançada para a atmosfera. A redução do consumo de energia elétrica mensal situou-se na ordem dos 85 a 88 mil kWh, permitindo, ao nível financeiro, uma poupança de mais de 12 mil euros mensais.

Para este nível de eficiência energética contribui, igualmente, o facto das novas luminárias estarem equipadas com um controlador que possibilita a monitorização e comando dos equipamentos remotamente através de uma plataforma digital, permitindo criar cenários de gestão de energia, controlar os fluxos de energia e detetar avarias e outras anomalias.

SC da CM lagosCandeeirosLagos

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS