SB de Alportel | Município Reforça Estratégia de Combate ao Desemprego

Regionais
Tools
Typography

Medidas incluem maior articulação com entidades locais e recurso a programas de apoio à empregabilidade, divulgação de ofertas de emprego on-line, serviço de apoio ao emprego e ao empreendedorismo jovem, plano de estágios e formação e incentivos a empresas empregadoras.

O Município de São Brás de Alportel tem em marcha uma Estratégia de Combate ao Desemprego que se assume, neste momento, prioritária face ao aumento do número de desempregados no concelho.

Em reunião de câmara de 13 de outubro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a adoção de um conjunto de 10 novas medidas que vêm reforçar as políticas de incentivo ao empreendedorismo e de fomento da economia local que o município tem vindo a desenvolver para apoiar a economia local e minimizar as consequências da crise económica e social resultante da crise sanitária vivida a nível mundial.

A promoção do emprego, em colaboração com entidades locais mediante, no recurso a programas de apoio à empregabilidade; a criação de Grupo nas redes sociais “Emprego + São Brás”; a criação de serviço de apoio ao emprego e empreendedorismo jovem; o desenvolvimento de plano de estágios com empresas e entidades assim como o desenvolvimento de Plano de formação, destinado a empresas, instituições, desempregados e empregadores; a criação de incentivos municipais para empresas empregadoras, a integrar no orçamento de 2021; a criação de Prémio Empreendedorismo para valorização e apoio a empresas por boas práticas no fomento do emprego; a divulgação e apoio na implementação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; o desenvolvimento de ações com o Projeto “Jovens Seguros <> Famílias Felizes” e o fomento da parceria com Agrupamento em prol da empregabilidade dos jovens e da ampliação da oferta de formação profissional são as dez medidas complementares aprovadas esta terça-feira.

Um pacote de medidas que reforça a Estratégia Municipal de Combate ao Desemprego integrada no apoio à economia local que constitui um dos eixos do plano de ação do Fundo Municipal de Emergência COVID São Brás de Alportel.

Um trabalho desenvolvido em sede da Rede Social do Concelho, e adaptando a Carta Social aos atuais desígnios do contexto atual.

Estratégia Municipal de Combate ao Desemprego de São Brás de Alportel

A Estratégia Municipal de Combate ao Desemprego é constituída por três eixos principais: o Combate ao desemprego através do apoio à população desempregada, a prevenção do desemprego através de medidas de apoio às empresas e aos jovens e o planeamento com vista à dinamização de investimentos em obras públicas, na dinamização da Rede “São Brás ON” que integra um conjunto de áreas empresariais, os projetos “Centro de Incubação de Empresas e Empreendedorismo” e “Oficina das Artes”, a dinamização do Plano de Pormenor do Parque Empresarial e a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) com forte aposta na promoção do emprego. 

Ao nível do combate ao desemprego, o Município está a reforçar a ação do Gabinete de Inserção Profissional, em parceria com Gabinete do Empreendedor, Serviços Sociais, Instituições e empresas do concelho e também procurando integrar o maior número de pessoas nas medias de apoio disponíveis, nomeadamente:

- Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde COVID-19 (MAREESS)

-Medida Incentivo Extraordinário COVID-19

- Medida Incentivo Ativar

- Estágios de Inserção

- Medida Estágio Ativar

O Balcão da Inclusão continua a apoiar a integração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência enquanto o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes prossegue o seu trabalho de apoio à integração de migrantes na comunidade e no mercado de trabalho. 

O Município está ainda empenhado na captação e divulgação de ofertas de trabalho tendo para o efeito previstas visitas e contactos com empresas e entidades do concelho e procurando uma maior articulação com os diversos serviços públicos e privados da comunidade.

Na prevenção do desemprego, o Município abriu recentemente o Espaço Coworking e está a preparar a abertura de um Ninho de Empreendedorismo assim como a implementação do programa “Emprego Jovem Ativo”.

Um trabalho que se pretende dinâmico e que se está ainda a debruçar no apoio às empresas que podem beneficiar de apoio através do Gabinete do Empreendedor e da “Via Verde para o Desenvolvimento” que visa dar respostas mais céleres às empresas através de uma ponte entre os serviços municipais dedicados ao empreendedorismo e ao urbanismo.

Tendo presente que o desemprego resulta das dificuldades que a pandemia está a colocar às empresas, o Município criou o Plano de Recuperação Económica de São Brás de Alportel (PRESSA) que tem medidas de apoio a empresas locais e encara o investimento em obras públicas como uma forma de continuar a melhorar a qualidade de vida dos munícipes e, em simultâneo, uma forma de apoiar as empresas locais.

O Município está ainda a reforçar o seu Plano de Apoios à divulgação das empresas do concelho através de meios digitais e físicos. O plano inclui a divulgação através do Portal Comércio e Serviços, com os grupos de Facebook “Compre Cá Dentro” e “Vá para fora Cá Dentro mesmo”, com a disponibilização de espaços de outdoor e na agenda mensal “São Brás Acontece” e ações de divulgação no Mercado Municipal. Os produtores locais também estão integrados nesta estratégia com a realização de iniciativas de promoção no Mercado Municipal e em feiras tradicionais, com a sua presença na Casa do Artesão e outros espaços colaborativos. 

GI da CM SBACombateDesempregoSBA

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS