As Áreas Protegidas 'Rocha da Pena' e 'Fonte Benémola' comemoram 10º Aniversário

Regionais
Tools
Typography

Comemorou-se no domingo passado o 10º aniversário das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, áreas protegidas sob gestão da Câmara de Loulé, criadas por deliberação municipal a 18 de outubro de 2010.

Para assinalar esta efeméride, e apesar da atual situação de pandemia, decorreu este domingo, na Fonte Benémola, uma ação simbólica de voluntariado ambiental para remoção de resíduos ao longo do percurso pedestre desta Paisagem Protegida, nos parques de lazer e parques de estacionamento. A ação contou com a presença de 5 voluntários: duas técnicas da Divisão de Ambiente da Autarquia de Loulé, um elemento da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a presidente da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e membro da Comissão Diretiva daquelas áreas protegidas e também um representante da Associação Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve. 

Esta iniciativa pretende alertar e sensibilizar os visitantes e a sociedade em geral para a necessidade de se ser mais cuidadoso e consciente quando nos encontramos numa área especial onde existem valores naturais a preservar.

Por outro lado, entre 14 de outubro e 21 de outubro, a APA está também a promover na região a Semana de Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2020, no âmbito do projeto “Voluntariado Ambiental para a Água”, sob o tema “Água e Biodiversidade – Da teoria à Prática”. Neste âmbito, convidou várias entidades públicas e privadas a associarem-se a esta iniciativa, que integra várias ações em todos os concelhos da região algarvia, entre os quais Loulé.

Trata-se de uma iniciativa que faz parte do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES – Volunteer with the European Solidarity Corps for Activities in Portugal with Ecological Sense, para atividades de conservação da natureza, biodiversidade e proteção ambiental, coordenado pela MONTIS - Associação de Conservação da Natureza, à qual a Autarquia de Loulé (a convite) se associou também.

GAP da CM LouléRochaPenaFBenemola1RochaPenaFBenemola2RochaPenaFBenemola3RochaPenaFBenemola4

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS