Faro2027 | “A Cultura na Transição Climática e Digital” é o tema da Talk#3

Regionais
Tools
Typography

O valor da arte e da criatividade no desenho de caminhos para a transição em torno das urgências globais e o processo de transição digital, é o mote para a terceira e última Talk, que decorre no próximo dia 5 de maio, no âmbito do processo Cultura Algarve Horizonte 2030.

Quais as redes e agendas para a transição climática e digital na região e na Europa? Que articulação é necessária entre entidades públicas, privados e sociedade civil na inovação digital e sustentabilidade ambiental? Qual o papel das artes e criatividade para a transição climática e digital numa sociedade a diferentes velocidades? Que enquadramento tem a cultura nos novos mecanismos de financiamento europeu que estão muito focados na transição climática e na transição digital? Estas e outras questões vão estar em cima da mesa no terceiro debate que o Algarve promove já esta semana, inserido num conjunto de iniciativas para debater temáticas ligadas à cultura.

Recorde-se que numa parceria entre a AMAL, a Faro2027 – Candidatura a Capital Europeia da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Universidade do Algarve tem sido promovida uma série de debates sobre a importância da cultura no desenvolvimento dos territórios. A terceira e última Talk, dedicada ao tema “A Cultura na Transição Climática e Digital”, acontece na próxima quarta-feira, 5 de maio, às 10h30, via streaming, e pode ser acompanhada através do Facebook da Faro2027 – Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Facebook@Faro2027>).

A Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, Sara Machado, responsável pelo Programa Cultura do Europa Criativa em Portugal e Tiago Prata, da Transversal Projects e especialista em financiamento cultural são os convidados para este debate, moderado por Dália Paulo, responsável pela Direção Municipal de Administração, Planeamento e Modernização Administrativa do Município de Loulé.

Além destas Talks, estão ainda previstos 3 WorldCafés (sessões online com inscrição), dois a acontecer no dia 12 de maio e destinados a públicos específicos (um para dirigentes e técnicos municipais do setor cultural e outro dirigido a agentes culturais). O último, a acontecer a 19 de maio, será aberto ao público em geral, sendo que se pode inscrever em: www.faro2027.eu/estrategiaculturalalgarve.

O objetivo é que os contributos dos participantes possam ser integrados no documento “Cultura Algarve Horizonte 2030”, que deverá estar concluído até ao final do verão e que vai servir para orientar os municípios e as entidades regionais, enquadrando as políticas públicas, com vista à obtenção de financiamento comunitário no próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027).

WLPTalk3AlgarveHorizonte

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS