Albufeira | Há Férias no Arquivo Histórico para Aventuras no Passado

Regionais
Tools
Typography

O Arquivo Histórico de Albufeira volta a abrir-se aos mais novos nas próximas férias de verão. Dentro de todos os critérios sugeridos pela Direção-Geral de Saúde, as crianças dos 8 aos 12 anos de idade podem divertir-se ao mesmo tempo que adquirem conhecimentos sobre a História local, a importância dos arquivos, técnicas de registo e de pesquisa. Assim, têm oficinas de segunda a sexta-feira sobre Genealogia, Iluminuras, Encadernação e muito mais. Estas férias decorrem em julho (de 12 a 16 e de 19 a 23, entre as 09h00 às 17h00), mas as inscrições arrancam já na próxima segunda-feira, dia 14. Os interessados devem contactar o Serviço Educativo do Arquivo Histórico através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Férias diferentes, com diversão e conhecimento histórico, é a proposta do Arquivo Histórico de Albufeira para as férias dos mais novos, que mais uma vez lança o programa “Férias no Arquivo”. O Arquivo abre-se às crianças, sensibilizando-as para a importância do passado histórico e para os cuidados a ter com os testemunhos físicos existentes. Tudo isto, através de ações lúdicas, que lhes permitem descobrir técnicas, episódios da História local e algumas aventuras pelo passado.

Estas atividades são dirigidas às crianças entre os 8 e os 12 anos de idade e vão decorrer ao longo de duas semanas em julho (semana de 12 a 16 e de 19 a 23), das 09h00 às 17h00, mas as inscrições abrem já no próximo dia 14, segunda-feira. Os interessados devem contactar o Serviço Educativo do Arquivo Histórico através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Para estas férias, há aventuras estipuladas por dias da semana: à segunda-feira, os mais novos têm formação adequada à idade sobre a importância dos arquivos históricos e os “segredos” do Arquivo Histórico de Albufeira, numa ação designada “O Papel do Arquivista e o Arquivo em Papel”. Na parte da tarde irão dedicar-se a “Pintar com palhinhas (sopro)”.

À terça-feira, os mais novos terão como desafio a “Oficina sobre Encadernação” e ainda uma incursão pelo Arquivo, através da “Caça ao Tesouro”.

O workshop “Da natureza nascem as casas” preenche a manhã de quarta-feira e  durante a tarde têm uma “Oficina de Fotografia”.

Na quinta-feira, as crianças têm pela frente uma viagem pela história das famílias através da “Oficina de Genealogia” e à tarde vão criar “Fenacistoscópios”, ou seja, um desenho repetido com alterações ligeiras numa placa circular, de modo a que, quando gira, sugere a ilusão de movimento do desenho original.

Para terminar como sábios arquivistas, os mais novos encerram a semana com um “Atelier de Iluminuras”, de forma a explorar o Foral de Albufeira, que conta já com 517 anos de História.

Estas ações contemplam todas as regras de segurança sanitária impostas pela DGS – Direção-Geral de Saúde. Mais informações em: arquivo.cm-albufeira.pt

DCRP da CM AlbufeiraFeriasArquivoAlbufeira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS