Loulé | "LouléXLab" Finaliza Projeto sobre a "Integração dos Serviços de Fornecimento de Água e de Saneamento"

Regionais
Tools
Typography

Enquadrado numa estratégia que tem sido seguida ao longo dos últimos anos assente na aproximação do cidadão à realidade da administração pública local, foi criado o Laboratório de Experimentação Municipal de Loulé (LouléXLab), com uma equipa municipal que está a capacitada pelo LabX - Centro para a Inovação no Setor Público, com o objetivo de fortalecer a cultura institucional e de melhorar o serviço ao munícipe, reforçando a transparência e a proximidade.

Com a criação do LouléXLab, a Câmara de Loulé vai testar as propostas de solução em contexto para monitorizar o desempenho dos resultados, mas também para desenvolver e demonstrar aos cidadãos e empresas do concelho que existe o compromisso com uma abordagem experimental de cariz participativo.

O Município de Loulé, atento às necessidades dos seus cidadãos, pretende adotar soluções inovadoras para serviços públicos que possibilitem otimizar a utilização de recursos próprios e, ao mesmo tempo, que respondam às solicitações dos munícipes.

 “A criação do Laboratório de Experimentação Municipal é um instrumento importante para capacitação interna e para reforçar e aproximar a resposta ao munícipe. Acreditamos ser esta uma matéria fundamental para credibilizar as instituições públicas, neste caso na esfera local, e assegurar a confiança dos nossos concidadãos nas mesmas. A visão do LouléXLab é, através da experimentação e da inovação, tornar o serviço público mais próximo, mais acessível, mais confiável e mais sustentável.

Servir melhor os nossos munícipes é, pois, o objetivo principal do LouléXLab”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

O primeiro projeto finalizado pela equipa do LouléXLab foi sobre o “serviço de pedido de ramal de água”, conseguindo-se várias melhorias significativas, com benefícios internos, indo deste modo ao encontro das expectativas identificadas pelos munícipes e trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé aquando da investigação do problema, das quais se destacam:

  • A finalização da duplicação de registos nos serviços de atendimento;
  • Menos contactos telefónicos entre os serviços internos;
  • Redução significativa da movimentação do processo físico no início do processo;
  • Otimização da relação profissional entre as equipas;
  • Maior controlo sobre o estado do pedido sempre que são necessários prestar esclarecimentos ao munícipe;
  • Maior conhecimento das redes existentes no atendimento.

O projeto permitiu ainda:

  • Reforçar o envolvimento dos trabalhadores e ativar um canal de escuta ativa e consequente implementação de mudança, com novas ferramentas, a partir desse trabalho de proximidade;
  • Dar resposta aos constantes desafios dos munícipes, bem como, aproximar a administração e a governação do cidadão e das suas necessidades;

A existência do LouléXLab permite uma nova abordagem aos problemas diários que os trabalhadores sentem, quer na forma de organização quer nas ferramentas disponibilizadas, contribuindo decisivamente para o aumento da qualidade da resposta ao munícipe e para a valorização dos trabalhadores que se sentem parte da mudança.

GAP da CM LouléLaboratorioXLoule

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS