ACCIONAD-ODS | Formação sobre Consumo e Produção Sustentável e Responsável

Regionais
Tools
Typography

A 27 de setembro terá início o primeiro de dois percursos formativos que vão ter lugar nos próximos meses na Estremadura, Andaluzia, Alentejo e Algarve, as regiões beneficiárias deste projeto de cooperação transfonteiriça – POCTEP.

Ao longo de oito semanas consecutivas, de 27 de setembro a 21 de novembro, será realizada uma formação centrada no consumo e produção sustentável e responsável, com um conjunto de workshops que estão integrados em 2 percursos formativos. A participação nas oficinas é gratuita, pois enquadra-se no âmbito de um projeto cofinanciado.

Será abordado o consumo responsável e sustentável e a produção responsável e sustentável. Tendo como referência a Agenda 2030, nomeadamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis, 12 sobre produção e consumo responsáveis e 13 sobre a ação climática, serão abordados temas específicos que procuram fornecer ferramentas a entidades do terceiro setor, organizações, empresas e outros agentes público-privados interessados, para que possam agir, em direção a um modelo de desenvolvimento sustentável.

A criação de municípios sustentáveis, a redução da pegada hídrica e energética, a luta contra os resíduos alimentares, a transição para um modelo de economia circular, a implementação de planos de sustentabilidade nas organizações, a identificação de ferramentas que possam ajudar a integrar a sustentabilidade nas organizações, as formas de fechar o círculo de resíduos e transformá-los em subprodutos ou as oportunidades que podem surgir do estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento sustentável são os principais tópicos que serão abordados nestes percursos formativos.

Esta formação faz parte do projeto ACCIONAD-ODS, implementado pela Agencia Andaluza de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AACID), pela Agencia Extremeña de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AEXCID), pelo Fondo Extremeño Local de Cooperación para el Desarrollo (FELCODE), pela Asociación Fondo Andaluz de Municipios para la Sostenibilidad Internacional (FAMSI), pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Associação In Loco, e cofinanciado pelo programa EP Interreg V España Portugal (POCTEP) e entidades parceiras de acordo com a resolução da Segunda Convocatória do POCTEP 2014 - 2020.

Oportunidades relacionadas com a implementação da Agenda 2030

A 25 de setembro de 2015, 193 países de todo o mundo comprometeram-se a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, tendo 2030 como data limite para a sua concretização. Estes objetivos visam alcançar a igualdade de oportunidades entre as Pessoas, a proteção do Planeta e a garantia da Prosperidade.

Espanha e Portugal são países que se comprometeram com a Agenda 2030, que contém 169 metas concretas e uma série de indicadores associados para medir os progressos alcançados; assim, por um lado, cada país deve reportar dados às Nações Unidas e, por outro, as comunidades autónomas e outras administrações locais devem também fornecer esta informação.

As administrações públicas têm vindo a alinhar as suas políticas e orçamentos com cada um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável há já algum tempo. Do mesmo modo, as administrações locais estão a comprometer-se juntamente com as comunidades autónomas a integrar a Agenda 2030 nas suas políticas municipais. Deste ponto de vista, o projeto ACCIONAD-ODS contribui para a realização desta integração dos ODS no contexto local.

Contudo, a realização das metas que compõem cada um dos ODS não será alcançada apenas através da contribuição da administração pública.

As empresas, as organizações sem fins lucrativos e o público em geral também têm um papel fundamental a desempenhar na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Neste contexto, este programa de formação visa lançar as bases para que organizações sem fins lucrativos, cidadãos e empresas sejam capacitados e possam contribuir para a concretização destes objetivos, implementando ações que alimentem e melhorem as metas associadas a cada um dos objetivos dos ODS e gerando um impacto real. Isto faz ainda mais sentido, considerando o contexto dos fundos da Próxima Geração que já estão em curso, em que o compromisso com a sustentabilidade é claro.

A formação decorre em formato online e todas as informações sobre o percurso formativo, assim como inscrições, podem ser consultadas em:

https://www.accionadods.com/novo-programa-formativo/

IN LocoFormacaoConsumo

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS