Plataforma Saúde em Diálogo apresenta 'Espaço Saúde 360º Algarve' às Farmácias Algarvias

Regionais
Tools
Typography

A Plataforma Saúde em Diálogo vai promover, no próximo dia 21 de setembro, uma sessão de apresentação do projeto Espaço Saúde 360º Algarve direcionada para as farmácias algarvias. Numa primeira fase, a sessão destina-se às farmácias dos concelhos de Faro, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

A sessão tem como principal objetivo desenvolver novas oportunidades de colaboração e parceria junto das farmácias regionais para chegar a mais idosos vulneráveis da região do Algarve, de forma a impulsionar a literacia em saúde e a qualidade de vida destes cidadãos.

«Uma das atividades previstas no plano estratégico do Espaço Saúde 360º Algarve passa por dinamizar a literacia na área do medicamento através de uma estreita articulação com as farmácias algarvias, aproveitando assim o seu potencial como espaços de promoção de literacia em saúde próximos da comunidade», afirma Maria do Rosário Zincke, Presidente da Direção da Plataforma Saúde em Diálogo.

A sessão de apresentação acontece no dia 21 de setembro, às 15h00, no Auditório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). É aberta a todas as farmácias dos concelhos selecionados que pretendam conhecer o projeto e contribuir para uma maior qualidade de vida da população idosa do Algarve. A inscrição das farmácias de Faro, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira pode ser feita aqui ou através dos contactos: 213 400 659 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Atualmente, o Espaço Saúde 360º Algarve conta já com 180 beneficiários, mas pretende atingir os 500 utentes num prazo de dois anos, através da ampliação de parcerias locais com municípios, freguesias, instituições particulares de solidariedade social, associações de doentes e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde.

Sobre o Espaço Saúde 360º Algarve

O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e financiado pelo Programa Operacional Regional – CRESC Algarve 2020 e pela Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, que decorre até dezembro de 2022.

Esta iniciativa, inspirada pelas diretrizes e objetivos definidos no Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021 da Direção Geral da Saúde, está alinhada com os princípios da coesão social e territorial e pretende promover a literacia em saúde em cidadãos com mais de 65 anos, baixa escolaridade e baixos rendimentos e em maior risco de isolamento de várias freguesias algarvias.

Este projeto tem como objetivo favorecer os determinantes comportamentais inerentes a um estilo de vida saudável, com avaliação final do impacto da intervenção na qualidade de vida e bem-estar de cada utente, através de uma abordagem integrada e centrada no cidadão e assente em parcerias e colaborações locais, tais como: municípios, freguesias, unidades de saúde, IPSS, associações de doentes, e outras entidades públicas e privadas na área social e da saúde. Para mais informações visite:

https://plataformasaudeemdialogo.org/espaco-saude-360-algarve/

LPMEspacoSaudeAlgarve 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS