Open Studios Faro | Circuito Itinerante Multidisciplinar leva Arte, Design e Novas Tecnologias a Locais Emblemáticos da Capital do Algarve

Regionais
Tools
Typography

Galerias de arte, monumentos históricos, ateliers e casas de artistas, associações e até hotéis acolhem, de 29 a 31 de Outubro, exposições de pintura e fotografia, instalações artísticas, debates, concertos-surpresa e workshops para todas as idades, num circuito itinerante dedicado às artes plásticas, design e indústrias criativas, promovido pelos Open Studios Faro.

A inauguração da 3ª edição dos Open Studios Faro (OSF) acontece a 29 de Outubro (6ª feira), às 18h30, no Celeiro de São Francisco, monumento histórico da cidade de Faro, alvo de uma recente reabilitação, que agora abre portas ao público com dinamização cultural a cargo da Associação Faro 1540, parceira deste evento.

É neste local emblemático que vai ficar patente a exposição “Ser”, fruto das Blidnfold Sessions, um repto lançado pela organização a dois artistas que não se conhecem e são convidados a criar uma obra em conjunto. Para esta edição foram desafiados Sara Navarro, cujo percurso tem sido pautado pelo diálogo entre arte e arqueologia, e o ilustrador e impressor, Elias Gato.

Como em anos anteriores, os OSF vão contar com dezenas de artistas que integram um roteiro de estúdios, abrindo as portas dos seus ateliers ou simplesmente das suas casas, convidando os visitantes a conhecer e observar estes espaços ou até participar nas práticas criativas que aí acontecem.

A edição deste ano traz novidades, com uma maior diversificação de áreas e abrindo alas a uma vertente mais tecnológica, através da inclusão de estúdios de design, animação e arquitetura, e também da ETIC Algarve, instituição de formação nas áreas de multimédia e novas tecnologias, que acolhe algumas atividades lúdicas nas suas instalações.

Para além das visitas aos estúdios vai decorrer em paralelo uma programação que inclui diversas atividades para todos os públicos, como experiências interativas de pintura para famílias, pelo estúdio Yucca; criação de papagaios de papel, com o artista Tó Quintas; retratos à la minuta em pintura; ilustração digital ao vivo; concertos-surpresa na Associação Recreativa e Cultural de Músicos e exposições na Sala de Conferências do Hotel 3HB Faro e na Galeria Gama Rama.

De destacar ainda a formação “Estratégias de Promoção para Artistas”, pela AntiFrame – Art Consulting, dia 28 de Outubro, das 14h às 18h e o debate sobre “Arte e Sustentabilidade: Benefícios mútuos ou conito de interesse?”, com a participação de vários artistas, biólogos e ativistas ambientais.

As visitas aos estúdios decorrem dia 29 de Outubro (6ª feira), das 10h às 13h., apenas para escolas do concelho, e nos dias 30 (sábado) e 31 (domingo), para o público em geral, das 10h-13h e das 14h.-18h. Durante este horário, os interessados vão poder visitar espontaneamente os artistas nos seus locais de trabalhos.

Há também a possibilidade de integrar uma visita guiada conduzida pela Prof. Mirian Tavares, docente da Universidade do Algarve, a ter lugar no dia 30, entre as 10h. e as 13h., mediante reserva prévia. À exceção dos workshops e da formação, todas as atividades são de entrada livre. Inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sobre os Open Studios Faro

Open Studios Faro (OSF) é uma plataforma de visibilidade, criação e mediação de arte contemporânea com um enfoque particular nas artes visuais. Criada em Faro em 2019, por Daniela Garcia e Toma Svazaite.

O objetivo principal dos OSF passa por estimular a criatividade, o intercâmbio e a experimentação nas artes contemporâneas algarvias e a sua relação com os públicos através de projetos culturais e artísticos, inovadores no território e da confrontação com novas propostas criativas regionais, nacionais e internacionais.

Este projeto cultural foca-se em três vertentes: mapeamento, divulgação e dinamização. Para tal, tem-se vindo a fazer o levantamento de artistas profissionais e não profissionais da área das artes visuais, que trabalham e residem em Faro, elaborando uma base de dados para uso próprio e da comunidade.

Este trabalho concretiza-se, anualmente, na forma de um roteiro que permite dar a conhecer artistas e a respetiva produção artística, através da abertura dos seus estúdios ao público em geral, mas também noutras atividades culturais realizadas pontualmente durante o ano.

https://www.facebook.com/openstudiosfaro/

Open Studios FaroOpenStudios1OpenStudios2OpenStudios3

OpenStudios6OpenStudios5OpenStudios4

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS