fbpx

O desporto liga-se ao "Outubro Rosa" a favor da AOA

Regionais
Tools
Typography

No âmbito do Programa "Faro Ativo", organizado pela Câmara Municipal de Faro, o Gymnasium de Faro dinamizou várias atividades desportivas, através da organização do evento "Algarve Fitness Experience", no passado dia 16 de outubro.

Não só no sentido de promover um estilo saudável pela prática desportiva das pessoas que o praticam, integrado no movimento internacional "Outubro Rosa" (alerta contra o cancro da mama), mas também de angariar fundos para o trabalho que a Associação Oncológica do Algarve (AOA), desenvolve em prol do doente oncológico e seus familiares.

Como se sabe, cabe à AOA proporcionar o Rastreio do Cancro da Mama, que abrange todas as mulheres residentes na região entre os 50 e os 69 anos, sendo a principal forma de diagnóstico precoce da patologia mamária no Algarve.

Os resultados são depois encaminhados para a ARS e posteriormente tratados por aquela instituição, em caso de dúvidas. É uma atividade dispendiosa, mas fundamental para a saúde preventiva da mulher algarvia, dos familiares e do país.

Candidaturas a fundos europeus permitiram desenvolver o projetoMOV (Movimento Oncológico pela Vida) possibilitando o desenvolvimento de um dinamismo apreciável na Sede da Instituição, tais como, Enfermagem, Fisioterapia, Psico-oncologia, Terapia da Fala. Além disso, a AOA dinamiza ainda uma campanha de sensibilização e prevenção do cancro da pele e despistes da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a grupos de risco e à população em geral.

Para a sustentabilidade desta Associação, é importante a realização de eventos desportivos, sociais e outros, bem como, o apoio da comunidade e de instituições oficiais e particulares.

Para todos, os que participaram no evento acima referido e de alguma forma apoiaram a AOA, não podemos deixar de agradecer, bem como, às individualidades presentes, nomeadamente, da CEO do Grupo Gymnasium, Sra. Paula Caleça; do Sr. Presidente do Município de Faro, Prof.º Rogério Bacalhau e do Diretor Regional do IPDJ de Faro, Prof.º Custódio Moreno; deixamos o nosso Bem-haja!

AOADesportoRosa

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS