Castro Marim homenageia Eugénia Lima

Regionais
Tools
Typography

Em palco, para o espetáculo  de homenagem à embaixadora do acordeão na Europa e no mundo, vão estar grandes acordeonistas como Catarina Brilha, Francisco Conceição, Leonel Mateus, João Pereira, José Cláudio, Miguel Pereira, Sérgio Conceição e Silvino Campos, cabendo à homenageada Eugénia Lima, encerrar esta tarde mágica de sons e emoções em Castro Marim.

Eugénia Lima nasceu há 85 anos, em Castelo Branco. Com apenas 4 anos de idade, no Teatro Vaz Preto, na sua cidade natal, iniciou uma carreira notável no acordeão, esse instrumento sublime da música portuguesa que os anos e as atuações  em Portugal e no mundo consagraram.    

Refira-se que Eugénia Lima é diplomada, com o Curso Superior de Acordeão na Categoria de Professora, pelo Conservatório de Paris e o seu nome figura no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis.

eugenia lima JA

Do seu invejável palmarés como acordeonista constam vários prémios e distinções dos quais se destacam o Diploma Honorífico em 1984, atribuído pela União Nacional de Acordeonistas de França, a medalha de Mérito Cultural em 1986, no Dia Mundial da Música, atribuída pelo ministro da cultura, o grau de Dama da Ordem Militar de Santiago de Espada em 1980, conferido pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes, e o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares.

O espetáculo  de homenagem a Eugénia Lima é organizado pela Escola de Acordeão de Castro Marim e tem o patrocínio da Câmara Municipal.

Fonte e foto: CMCM

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS