Grande Gala de Acordeão enche o Teatro das Figuras em Faro (Com Vídeo)

Regionais
Tools
Typography

Aqui lhes deixamos um pequeno resumo em vídeo deste evento (Também disponível no Meo Kanal nº 209742).

{youtube}WGjzX-EgVaU{/youtube}

José Ferreiro Pai, é reconhecido como a primeira grande referência do acordeão em Portugal, autor de vários temas importantes que hoje são a identidade da região do Algarve como o corridinho “Alma Algarvia”, o hino dos corridinhos. Para além disso, esteve na génese de várias tradições de Bordeira, como as Charolas, Marchas Populares e Récitas, onde a sua colaboração e capacidade criativa tiveram um papel preponderante no seu desenvolvimento. Juntamente com o seu amigo e grande poeta popular António Aleixo, que elaborou as letras, compuseram a Marcha de Bordeira, o Hino de Bordeira e a o Hino da Sociedade Recreativa Bordeirense.

José Ferreiro Filho, seguindo as pisadas do pai, também se tornou num acordeonista e compositor de relevo, gravando inclusivamente em duo com o seu pai nos estúdios da Valentim de Carvalho. Contudo, não ganhou tanta fama, fruto da emigração para o Brasil em busca de melhores condições de vida e onde viria a falecer prematuramente.

Este espetáculo foi a conclusão da segunda etapa do projeto “Terra de Acordeão” e proporcionou momentos de elevada beleza e diversidade. Contou  com a participação de grandes acordeonistas portugueses, alguns reconhecidos e laureados internacionalmente:

Folequestra (Acordeão: Ana Rita Correia; André Duarte; Andreia Cabrita; Catarina Coelho; Daniel Silva; Gonçalo Guerreiro; Hernâni Cerqueira; Jéssica Guerreiro; Jéssica Silvestre; Melissa Simplício; Guitarra Clássica - Pedro Cabanita; Baixo - Cláudio Sousa); José Correia; Lúcia Barracosa; Luís Gama; Fábio Guerreiro; Nelson Conceição Quarteto (Acordeão - Nelson Conceição; Violino – João Pedro Cunha; Guitarra Clássica – Cláudio Sousa; Voz – Filipa Sousa) Hélder Barracosa; João Guerreiro; João Frade; Acordealma (Acordeão: Silvino Campos; João Pereira; Sérgio Conceição; Contrabaixo – Tó Correia; Guitarra Portuguesa – Ricardo Martins); Ilda Maria; Daniel Rato.

De realçar que o projeto “Terra de Acordeão”, iniciado em 2008 com a Grande a Homenagem a João Barra Bexiga, é promovido pela Junta de Freguesia de St.ª Bárbara de Nexe em parceria com a Sociedade Recreativa Bordeirense e conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro,  Direção Regional da Cultura do Algarve e Proder. Tem como coordenadores artísticos: Hélder Barracosa, Hermenegildo Guerreiro e Nelson Conceição. Para além de grandes galas de homenagem com a presença de alguns dos mais conceituados acordeonistas, “Terra de Acordeão” dignifica-se e distingue-se pela recolha, publicação literária com a obra dos autores e edições discográficas com a participação especial de conceituados intérpretes gravando temas dos homenageados.

Fonte: NC

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS