Requalificação do sistema de descarga de águas da Praia do Inatel

Regionais
Tools
Typography

A praia do Inatel vai sofrer obras de requalificação no sistema de descarga de águas residuais pluviais. A empreitada, que tem um valor previsto na ordem dos 150 mil euros, tem por objetivo minimizar os custos de reposição do areal, bem como facilitar o acesso à praia de meios pesados, de forma a permitir ações de manutenção preventivas e corretivas no âmbito da descarga de águas residuais e pluviais e a reposição de areias.

O Município de Albufeira deliberou abrir um procedimento concursal destinado à adjudicação da empreitada de Requalificação da Descarga de Águas Residuais e Pluviais da Praia do Inatel. Com um investimento estimado na ordem dos 150 mil euros (149.999,00 € + IVA), a empreitada irá ser executada por ajuste direto, com convite a 6 empresas da especialidade. A obra tem um prazo de execução previsto de 60 dias, o que irá permitir a conclusão dos trabalhos antes do início da abertura oficial da época balnear, que em Albufeira decorre num período alargado, entre 15 de maio e 15 de outubro.

Refira-se que em 2011, o Instituto da Água procedeu à alimentação artificial da praia de Albufeira, numa extensão de aproximadamente 2 km (entre a praia do Peneco e o Forte de S. João), com areias dragadas ao largo da costa, com um volume total na ordem dos 600. 000m3, o que permitiu o alargamento do areal entre 30 e 50 metros. O aumento da cota do areal implicou o reacondicionamento das quatro principais descargas de águas pluviais existentes na zona, no entanto as soluções técnicas adotadas na época vieram a revelar-se ineficazes, principalmente durante a época baixa, resultando no arrastamento de areias em grande extensão e altura e na destruição dos drenos de descarga com forte impacte visual negativo para os utilizadores da praia.

Com esta obra a Autarquia pretende minimizar os problemas causados pelo arrastamento das areias, sobretudo a seguir a períodos de forte pluviosidade. Os trabalhos, uma vez concluídos, irão assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas residuais pluviais e facilitar o seu rápido escoamento. Serão também executadas comportas que irão minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa de acesso ao areal para facilitar o acesso a meios pesados. Entretanto, no âmbito de uma outra empreitada, irá ser construída uma segunda rampa de acesso ao areal para pessoas com mobilidade reduzida.Inatel 2Fonte: GCRPRI da Câmara Municipal de Albufeira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS