Casa do Povo de S B de Messines recebe Campo de Trabalho Internacional

Regionais
Tools
Typography

Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines recebeu 15 jovens, oriundos de vários países do mundo (Itália, Rússia, Coreia do Sul, França, Holanda, Bielorrússia, Republica Checa, Turquia e Polónia), que durante estes dias, voluntariamente, construíram dois parques de merendas na Vila de São Bartolomeu de Messines.

Um dos parques fica situado nas Cortes, junto a uma nora, e o outro junto da linha de comboio, encostado ao túnel de acesso à estação.

Durante estes dias o trabalho foi muito exigente, os jovens não só ​fizeram o chão em calçada, como construíram muros, cavaram o solo, endireitaram o terreno e colocaram as mesas, bancos e uma churrasqueira, para que o parque vá ao encontro das necessidades da população.

Cinco horas por dia, de segunda a sábado, com a ajuda de funcionários da Junta de Freguesia de Messines, que não só ensinaram os jovens, como também eles ''​meteram mãos na massa'' e ajudaram a pôr de pé este arrojado trabalho.

Este projeto surgiu de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude e do Desporto, no qual se juntaram várias entidades​,​ nomeadamente a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, ​a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e Câmara Municipal de Silves. Além dos parceiros oficiais ainda existiram apoios pontuais de empresas como o Intermarchê que apoiou este projeto desde a primeira instância.

Durante o projeto a solidariedade dos locais foi bastante visível, não faltou nem laranjada, nem limonada ou até bolos ''acabadinhos'' de fazer​,​ dados gentilmente por uma vizinha nas Cortes, que​ como agradecimento pela requalificação do espaço e pelo esforço dos jovens brindou o grupo com a sua simpatia diariamente.

E como há tanto para conhecer na nossa região, durante estes dias os jovens não só trabalharam, como tiveram oportunidade de visitar alguns pontos atrativos, como a queda do Vigário, as fontes de Alte, as afamadas praias algarvias, viajaram ainda pela história no castelo de Silves e na zona histórica da cidade, pelas ruas de ​S.B. Messines, assim como a Casa Museu João de Deus, o Museu do Traje, os menires​,​ ​a​ ​Igreja​ Matriz e conheceram ainda alguns pontos de animação noturna.

Dias enriquecedores para todos os intervenientes​,​ onde puderam também cozinhar e provar iguarias típicas de cada país, desde a original salada Russa, à doçaria checa, e ao gaspacho.

Um projeto apenas possível graças ao empenho de todos os parceiros envolvidos, de salientar a J.F. de Messines e C.M.S. que disponibilizaram recursos humanos, logísticos e financeiros, imprescindíveis para o sucesso destas construções.Campo trabalho Messines 2Campo trabalho Messines 3Campo trabalho Messines 4Campo trabalho Messines 5Campo trabalho Messines 6Campo trabalho Messines 7Campo trabalho Messines 8Campo trabalho Messines 9Fonte: Casa do Povo Messines

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS