CCV Lagos | Exposição "Morcegos às Claras"

Regionais
Typography
Morcegos às Claras (Umas luzes sobre morcegos, em exposição) 11 agosto > 30 outubro 2017.
 
Sabia que existem cerca de 1200 espécies de morcegos em todo o mundo? E que Portugal tem 27 espécies, representando 40% dos mamíferos do nosso país, estando 9 dessas espécies ameaçadas?
 

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) apresenta "Morcegos às Claras", entre 11 de agosto a 30 de outubro. Esta exposição é interativa, com cinco módulos, e explora o curioso mundo dos morcegos, mostrando a sua importância, as ameaças que enfrentam e de que forma podem ser protegidos.

Os morcegos que existem em Portugal são essencialmente insectívoros, comendo borboletas noturnas, escaravelhos, grilos e outros pequenos insetos voadores, como os mosquitos. Algumas espécies de morcegos comem metade do seu próprio peso em insetos numa só noite, conferindo-lhe um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, como controladores de pragas agrícolas e florestais. 
 
As dimensões dos morcegos são muito variáveis, sendo que o menor morcego do mundo é o morcego-abelha, com 2g de peso, e os maiores do mundo são as raposas voadoras, que podem atingir 1,5m de envergadura alar.
Um dos principais objetivos da exposição, também passa por alertar para a necessidade de mudança de atitudes e comportamentos negativos associados a estes mamíferos voadores. 
 
Produzida pelo Centro Ciência Viva do Alviela, esta exposição foi desenvolvida no âmbito do projeto Quiroptário Fora de Portas e tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcanena, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Esta é a segunda vez que o CCVL dedica a sua atenção aos morcegos após a exposição fotográfica, em 2013, Morcegos Lusos produzida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência.Morcegos CCV LagosFonte: CCV Lagos

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS