fbpx

Algarve com quatro Municípios Amigos do Desporto 2017

Regionais
Tools
Typography

Foram quatro os municípios algarvios a receber no mês de Setembro o reconhecimento a nível nacional como "Município Amigo do Desporto 2017". Faro, Portimão, Loulé e Tavira, estes dois últimos pelo segundo ano consecutivo, foram os distinguidos com o galardão atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD) em parceria com a empresa Cidade Social.

O prémio tem por base os seguintes critérios de análise: organização desportiva, instalações desportivas existentes, eventos desportivos realizados, programas desportivos em funcionamento, a sustentabilidade ecológica, práticas de desporto solidário, parcerias existentes, a realidade desportiva, o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing e inovação.

A atribuição é feita de entre um conjunto de municípios que preenchem um caderno de candidatura disponibilizado pelos promotores do programa APOGESD e Cidade Social e que alcançam um número mínimo de 130 pontos.

Este ano candidataram-se 79 municípios e foram validadas 60 candidaturas.

Este sistema permite o reconhecimento externo dos modelos e opções de gestão adotados, a partilha de boas práticas, o acesso a oportunidades de formação e a melhoria contínua dos municípios galardoados.

Em declarações ao "+ Algarve", o coordenador nacional do programa Municípios Amigos do Desporto, Pedro Mortágua Soares, felicitou os quatro municípios do Algarve que obtiveram o galardão Município Amigo do Desporto 2017, reflexo das suas intervenções na área do desporto, fazendo votos de que, no futuro, outros municípios do Algarve se juntem a este grupo de benchmarking e de melhoria contínua na área do Desporto.

Continuou sublinhando a importância da integração neste grupo, no sentido de se poderem partilhar entre os participantes as suas boas práticas, a nível nacional. De facto, sendo o segundo ano de funcionamento este programa tem já uma abrangência nacional, com municípios de todos os distritos e das duas regiões autónomas e com municípios pertencentes a concelhos muito díspares em termos de população, nas suas três categorias: até 10.000 habitantes, entre 10.000 e 40.000 habitantes e mais de 40.000 habitantes.

Terminou reiterando as felicitações e os votos de que mais municípios possam integrar este grupo (27 no primeiro ano e neste segundo ano 60), por forma a chegarmos aos três dígitos de municípios portugueses e no sentido de virmos a ter uma região algarvia Amiga do Desporto.

Durante o próximo mandato autárquico continuarão a ser concretizadas as atividades que até agora tiveram lugar, como a publicação da revista trimestral "Portugal Social", cujo próximo número sairá em outubro, os estudos de benchmarking, o funcionamento do observatório do desporto e da atividade física nos municípios portugueses, as visitas a cada município com realização de um plano de melhoria, o IV Seminário a realizar nos Açores, no município de Lagoa no mês de Dezembro, entre outras inúmeras atividades.

Maria João CavacoMunicipios Amigos Desporto

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS