Chefe Tiago Bonito aventura-se Mar Adentro (literalmente) este sábado

Regionais
Typography

No próximo sábado, dia 14 de outubro, o chefe Tiago Bonito, troca a terra firme de Amarante para se aventurar num desafio Mar Adentro. A convite do chefe João Oliveira, do Vista Restaurante (Bela Vista Hotel & Spa), e da Amuse Bouche, que organizam pelo terceiro ano o evento gastronómico dedicado aos mares e à sustentabilidade.

O anfitrião da cozinha do Largo do Paço (1* Michelin) junta-se a Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio, e a João Oliveira, do Vista Restaurante, para apresentar um menu especial de nove momentos criado a seis mãos, confecionado e servido em plena embarcação de pesca.

O insólito acontece ao largo da Praia da Rocha, em Portimão, no segundo dia do evento Mar Adentro, uma iniciativa promovida pelo Vista Restaurante e pela Amuse Bouche com o grande objetivo de sensibilizar para as questões da sustentabilidade, chamando a atenção dos profissionais de cozinha e dos consumidores em geral para as nossas águas e para as espécies que consumimos.

Na sua terceira edição a organização do Mar Adentro lançou o desafio a Tiago Bonito, chefe do restaurante do hotel de charme Casa da Calçada Relais & Châteaux, que prontamente se mostrou disponível a participar de forma a mostrar a diversidade, a unicidade e a frescura de sabor que o pescado nacional oferece à mais alta gastronomia.

O almoço confecionado pelos chefes Tiago Bonito, Vasco Coelho Santos e João Oliveira, e harmonizado com os vinhos biológicos da Niepoort, serve-se num barco de pesca pelas 13h00.

Uma hora antes, num outro barco de pesca de arraste, os 34 participantes no evento deste dia terão a oportunidade de partilharem experiências e adquirirem novos conhecimentos sobre as diferentes espécies marinhas e sustentabilidade do consumo.

Chefe Tiago Bonito

Dedicado, exigente e perfeccionista, o chefe Tiago Bonito lidera desde abril deste ano a equipa de cozinha do prestigiado restaurante Largo do Paço (1* Michelin), em Amarante.

Os menus que cria configuram-se como uma experiência sensorial num cenário inesquecível.

Nas suas criações cada ingrediente completa uma palete de memórias e experiências que combinadas contam uma história inolvidável, maravilhando e surpreendendo o cliente pela incrível combinação de genuinidade e sagacidade. Refletem as suas raízes e as suas vivências, sendo clara a sua ligação com o mar e com a costa portuguesa, reflexo do início da sua carreira no Algarve e da sua paixão pela pesca, essência, riqueza e respeito na confeção dos produtos.

Assumindo entusiasticamente o seu perfil criativo e inovador e a sua forte paixão pelas artes da cozinha, o chefe Tiago Bonito é considerado um afirmado talento da alta cozinha portuguesa, tendo conquistado o título de Chefe Cozinheiro do Ano em 2011, no mesmo concurso em que se distinguiu com o Troféu de Inovação.

Casa da Calçada Relais & Châteaux / O restaurante Largo do Paço está inserido na Casa da Calçada, Relais & Châteaux, construída durante o séc. XVI, para ser um dos principais palácios do Conde de Redondo. Recuperada em 2001 a propriedade já é um dos hotéis mais emblemáticos e simbólicos da hospitalidade portuguesa, tendo-se tornado, em Novembro de 2013, membro da conceituada cadeia dos Relais & Châteaux. A recuperação da Casa da Calçada – Relais & Châteaux, feita por uma equipa de arquitetos, preservou o estilo barroco original, mantendo os elementos neoclássicos. A decoração de estilo romântico transmite, através da mobília, tecidos e detalhes decorativos, um ambiente de casa de família, onde os hóspedes voltam ao passado, tirando proveito da tranquilidade acolhedora dos vários recantos. A Casa da Calçada – Relais & Châteaux foi declarada, pelo Governo Português um edifício de relevante interesse Arquitetónico, Histórico e Cultural.

Relais & Châteaux / Criada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação de 540 hotéis e restaurantes excepcionais, geridos por homens e mulheres independentes, regidos pela paixão que sentem pelas suas profissões e pela autenticidade das relações estabelecidas com seus clientes. Presente nos cinco continentes, dos vinhedos de Napa Valley à região da Provence, passando pelas praias do Oceano Índico, a Relais & Châteaux convida a descobrir a art de vivre inscrita na cultura de cada lugar e a compartilhar uma história humana única. Os membros da Relais & Châteaux possuem um profundo desejo de proteger, de vivenciar e de valorizar a riqueza e a diversidade da culinária e das culturas hospitaleiras do mundo. Alinharam-se nessa ambição, que também inclui a preservação dos patrimónios locais e do meio ambiente, por meio de um Manifesto firmado em novembro de 2014 na Unesco.

Fonte: BA&N

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS