"A Viagem de Peludim" é tema de Palestra Educativa, em Silves

Regionais
Typography

Com o objetivo de sensibilizar para a importância da educação sexual desde o ensino pré-escolar, bem como para a necessidade de prevenção de riscos associados à violência sexual e de género, terá lugar, no próximo dia 20 de outubro, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Silves, pelas 21h30, uma palestra de apresentação do projeto “A Viagem de Peludim”.

Com a presença de Vânia Beliz, uma das autoras da história de Peludim, a iniciativa é organizada pela Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Silves (CPCJ) com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Ao longo da sessão serão problematizadas questões associadas ao desenvolvimento das crianças e da sua sexualidade, nomeadamente como pode este conceito condicionar a sua felicidade e como abordar determinados temas com os mais novos, apoiando-os na sua descoberta de forma adequada e saudável.

“A Viagem de Peludim”, desenvolvido por Vânia Beliz e Sara Rodi, é um projeto que aposta na clareza da informação e que visa apoiar quem educa na tarefa que é falar de sexualidade com os filhos mais pequenos, já que se dirige a crianças do pré-escolar e primeiro ciclo e pretende, de forma lúdica, esclarecer os mais novos sobre o seu corpo, as suas transformações, a conceção e o nascimento, abordando também as temáticas da igualdade de género, do respeito pela diferença e da prevenção da violência sexual.

Classificado pelo Instituto de Apoio à Criança como «uma excelente ferramenta para abordar questões da Educação Sexual nas Escolas e até em contexto familiar» e como «uma viagem muito simpática que nos prende a atenção numa leitura fácil e cativante. Este livro leva-nos de forma simples a olhar com naturalidade a nossa sexualidade, mas também a perceber que as coisas complexas podem ser explicadas de forma simples e que as coisas simples traduzem por vezes a complexidade que temos de conhecer e entender», por Jorge Ascensão, da Confederação Nacional das Associação de Pais no Prefácio de um livro do Pediatra Mário Cordeiro, “A Viagem de Peludim” vem até Silves, sendo esta sessão aberta a todos os interessados.

SOBRE VÂNIA BELIZ

VÂNIA BELIZ é psicóloga clinica e da saúde, mestre em sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, doutoranda em estudos da criança na especialidade de saúde infantil, pela Universidade do Minho. Em 2010 escreve o primeiro livro na área da sexualidade feminina, Ponto Quê? (Objectiva). Entre 2011 e 2014, a convite do programa Curto Circuito da Sic Radical, dá início a uma rúbrica quinzenal para jovens abordando diversos temas na área da sexualidade. Na imprensa colaborou como cronista com as publicações Sábado, PLAYBOY, Jornal Universitário MU, e PÚBLICO Online, publicando inúmeros artigos na área da sexualidade.

Participa com frequência em vários programas de televisão e colabora com várias revistas nacionais. Integrou vários projetos na área social, educação sexual e no apoio às escolas no âmbito dos Programas de Educação para a Saúde, PES. Participa com frequência como oradora em vários eventos científicos, tendo inúmeras comunicações públicas em áreas como: Sexualidade Feminina, Sexualidade e Envelhecimento, Sexualidade na Deficiência, ou Educação Sexual. Coautora do livro A viagem de Peludim (Marcador) projeto de educação sexual para o pré- escolar e primeiro ciclo (www.peludim.com) Responsável pelo projeto nacional de esclarecimento em sexualidade para jovens CONTROL TALK.PeludimFonte: GIRP do Mun Silves

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS