Figo da Índia foi protagonista, em Martim Longo

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A freguesia de Martim Longo em Alcoutim recebeu, no passado fim-de-semana, uma ação gastronómica que promoveu um importante recurso endógeno do território: o figo da índia. Com a participação dos Chefs Vítor Ramos e Rui Conqueiro do Hilton Vilamoura «As Cascatas Golf Resort & Spa» o figo da índia ganha cada vez mais projeção em torno das sobremesas tradicionais&inovadoras.

No passado sábado, dia 12 de Novembro, houve mais um Showcooking «Choose our Food» no Pavilhão Municipal de Martim Longo. A iniciativa de degustação esteve inserida na X Edição da Feira da Perdiz e nas 3as Jornada Técnicas «Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia».

Vítor Ramos, Mestre Chefe de Pastelaria do Hilton Vilamoura «As Cascatas Golf Resort & Spa» e Rui Conqueiro, foram os reconhecidos chefes que promoveram este produto e confecionaram a sobremesa «Sabores e Aromas de Figo da Índia e suas texturas». Desmistificando e sugerindo já o empratamento: creme de figo verde, mousse de figo amarelo e no topo couli de figo vermelho. Uma verdadeira delícia que encantou os presentes e deliciou os mais gulosos com um produto tradicional confecionado de forma criativa e inovadora. Ainda a referir que esta iguaria constou na carta de sobremesas do Hilton Vilamoura durante um mês com muita aceitação por parte dos clientes.

Este showcooking é uma iniciativa Odiana/Município de Alcoutim inserida no projeto «Choose our Food» cujos objetivos passam por qualificar, valorizar e promover o património de saberes ancestrais e sabores tão ricos, centrados sobretudo nas potencialidades das Baixas Densidades. Paralelamente a meta é gerar turismo associado ao nicho de mercado agroalimentar.

Os showcooking realizados, para além da promoção dos recursos e produtos regionais, pretende atuar também na sensibilização da comunidade para a utilização dos mesmos, de modo a fomentar o consumo de produtos endógenos. Falamos de produtos ligados sobretudo às produções locais agrícolas, às tradições seculares e aos recursos autóctones. A meta final é, efetivamente, «Choose our Food», parafraseando, «Escolha a nossa Comida, Escolha os nossos Produtos», os produtos do Baixo Guadiana…

Recorde que o projeto «Choose our Food» é promovido pela Odiana e surge através de candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020 – Qualificação – Baixa Densidade cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.Figo IndiaLogo Odiana NaturalFonte: Odiana

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