Banner Alto Página

“O site da Fatura Amiga ajuda-nos a perceber melhor a fatura de energia e a poupar?”

DECO - Consultório do Consumidor
Tools
Typography

A DECO INFORMA… O ritual é quase sempre o mesmo, seja por correio ou e-mail, quando chega a fatura de eletricidade, só olhamos na maior parte das vezes para o valor e data limite de pagamento.

Num estudo recente, a DECO verificou que 50% dos consumidores fazem apenas um controlo mínimo da sua fatura de eletricidade e 39% referem que não é fácil ler e compreender toda a informação disponibilizada. Embora as faturas estejam, hoje, mais simplificadas, continuam a conter muita informação, o que é importante analisar? O que significa o valor que estamos a pagar?

A FATURA AMIGA responde a estas questões e ajuda os consumidores compreenderem melhor a sua fatura de eletricidade, para que consigam acompanhar e reduzir os seus consumos e poupar na fatura. Por exemplo, a comunicação das leituras do contador realizada regularmente, permite que a fatura reflita os valores dos consumos efetuados, por outras palavras, estamos a pagar efetivamente aquilo que consumimos de eletricidade.

Apesar do operador da rede de distribuição ter a obrigação de assegurar a leitura presencial em cada 3 meses, a comunicação das leituras traz também as seguintes vantagens:

- Evita a necessidade de serem efetuados acertos futuros;

- Permite o acompanhamento dos consumos e um melhor ajustamento dos comportamentos;

- Facilita a deteção de alguma anomalia nos equipamentos ou mesmo no contador de eletricidade.

É também importante que verifique a data para o envio da leitura, essa informação vem indicada na fatura.

A leitura comunicada pelo consumidor tem o mesmo valor que as leituras efetuadas pelas empresas distribuidoras e prevalece sobre as estimativas de consumo.

Caso não existam leituras reais dos consumos, o seu comercializador de eletricidade fará estimativas de consumo segundo as regras aprovadas. Posteriormente o acerto da estimativa será efetuado aquando de uma leitura real, efetuada por si ou pelo seu comercializador.

No site da FATURA AMIGA www-fatura-amiga.pt pode encontrar estas e outras informações úteis, conhecer melhor a sua fatura da eletricidade e dicas de poupança para ajudar a reduzir o consumo de eletricidade e ainda registar as leituras e ativar alertas para não se esquecer de enviar ao seu comercializador na data indicada.

Explore este site e veja que a DECO dá-lhe mais que umas luzes para tornar a sua fatura de eletricidade mais amiga!

Fonte: GPI DECO-AlgarveFaturaAmiga