“Que características devo procurar no peixe para saber se é fresco?”

DECO - Consultório do Consumidor
Tools
Typography

A DECO INFORMA… O peixe é considerado um alimento importante para o consumo humano, com reconhecido valor nutricional. É rico em proteínas e a sua gordura, essencialmente insaturada, apresenta quantidades apreciáveis de ácidos gordos do tipo ómega 3, com efeito protetor cardiovascular. Destacam-se, ainda, algumas vitaminas do complexo B e D nos peixes gordos e minerais como fósforo, potássio, iodo e selénio.

Como a oferta é ampla, com diferentes variedades de espécies e tamanhos, há possibilidade de fazer pratos muito diversificados. Algumas das espécies não são caras e ainda pode escolher entre pescado capturado e de aquicultura.

Fresco ou congelado, há algumas características que deve ter em conta ao comprar peixe. O peixe fresco deve ser consumido no dia da compra ou, quando muito, no seguinte, desde que guardado no frigorífico. Coloque-o na zona mais fria, nas prateleiras centrais.

Para comprar peixe fresco, deve ter em consideração algumas características:

  • cheiro suave, a maresia. Recuse o peixe se este apresentar um cheiro demasiado intenso ou a amoníaco;
  • pele com uma pigmentação viva e brilhante, sem descoloração. Com o decorrer do tempo tem tendência a ficar baça e as escamas desprendem-se facilmente;
  • olhos salientes, a córnea transparente e a pupila negra brilhante. Se os olhos estiverem côncavos, a córnea opaca e a pupila acinzentada, o peixe já não estará nas melhores condições;
  • guelras avermelhadas, brilhantes e sem muco. Ao longo do tempo ficam amarelas e com muco leitoso.

Conte sempre com o apoio da DECO através do número de telefone 289 863 103, pode efetuar marcação para atendimento via skype ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

GPI DECO-AlgarvePeixeEscolha