Níveis de Consumo e Emissões de CO2 do meu Automóvel?

DECO - Consultório do Consumidor
Tools
Typography

“Está disponível alguma ferramenta que me permita saber quais os níveis de consumo e emissões de CO2 do meu automóvel?”

A DECO INFORMA… O consumo pode não ser o critério que mais influencia a escolha de um automóvel, pelo menos, de acordo com os consumidores que respondem aos nossos inquéritos de fiabilidade, mas tem algum peso na decisão.

Acontece que os valores que os fabricantes divulgam, em catálogos ou nos standes, não refletem a realidade de quem conduz diariamente. E quem costuma registar as médias tem noção das diferenças.

Quanto mais um automóvel consome, mais elevadas são as emissões de CO2 ou de outros gases ou substâncias perigosas. Sem esquecer de que, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, o tráfego rodoviário, marítimo e aéreo muito contribui para as emissões poluentes no planeta. Daí a União Europeia (UE) ter definido requisitos de homologação mais exigentes para os veículos novos.

Para ajudar os consumidores a terem noção dos consumos e das emissões dos diferentes automóveis, a UE criou a plataforma MILE21. Este projeto consiste numa base de dados colaborativa, na qual os consumidores podem registar os consumos do seu automóvel. Podem ainda aceder aos valores registados por outros condutores, bem como às emissões de uma grande quantidade de automóveis novos e usados.

Os dados recolhidos pela plataforma irão proporcionar uma informação detalhada e fiável do consumo real dos automóveis e respetivas emissões. A informação ajudará os consumidores a tomarem decisões de compra com base em dados objetivos e realistas. Servirá também para que as autoridades avaliem os resultados das suas políticas e a influenciarem decisões futuras.

Por fim, a plataforma MILE21 disponibiliza aos condutores conselhos sobre poupança de combustível. A primeira fase do projeto já está completa: a base de dados está pronta e aberta a todos. Quantos mais consumidores adicionarem dados dos seus automóveis à ferramenta, mais prática e útil será para todos.

GPI DECO AlgarveEmissaoCO2Automovel