“Lista de compras natalícia – É útil?”

DECO - Consultório do Consumidor
Tools
Typography

A DECO INFORMA… Sim, e cada vez mais. Ainda que muitas vezes tentemos, é difícil ficarmos indiferentes à publicidade que nos incita a comprar um sem-número de produtos, sobretudo nesta quadra natalícia. 

Para contrariar aquela tendência, aceite o nosso desafio e junte a família para construírem uma lista de compras – para a mesa e para os presentes –, vivendo esta época de forma mais económica e consciente. Mas, para que a mesma tenha o desejado efeito de economizar, é essencial estabelecer um budget. Assim, ao utilizá-la, está a definir um orçamento, o que lhe permite ajustar as compras às suas capacidades financeiras.  

Para pouparmos nos bens alimentares faz toda a diferença conferir a dispensa, para não comprarmos ingredientes repetidos sem necessidade. O controlo das quantidades também contribui significativamente para a poupança, além de ser a melhor forma de evitar o desperdício alimentar.

Paralelamente, aproveite para consultar os folhetos promocionais porque pode ser uma oportunidade para poupar (especialmente se tiver uma família numerosa), mas faça uma análise crítica, verificando se as reduções de preço efetivamente compensam. E lembre-se, todos os produtos devem exibir, de forma legível e inequívoca, o preço atual e o antigo ou a percentagem de desconto.

Esta dica serve também para os presentes. Outras formas de também gastar pouco nas prendas é sermos nós mesmos a fazê-las, ou recorrer à técnica do “amigo secreto”.

Planear as compras não só ajuda a economizar dinheiro, como evita tempo perdido em filas. Optar por compras online pode igualmente ajudar a reduzir as suas despesas natalícias, já que geralmente os preços são mais em conta, além de que determinadas promoções só estão em vigor por essa via. 

Nas compras presenciais, evite levar os mais novos consigo (embora possam e devam participar na lista de compra), pois que muitas das estratégias de marketing das lojas dificultam-nos a tarefa de não comprar artigos que nem sempre são a melhor opção. Além disso, vá com tempo para comparar os preços dos diferentes produtos.

GPI DECO-AlgarveListaComprasNatal