“O que é a iniciativa NET Viva e Segura?”

DECO - Consultório do Consumidor
Tools
Typography

A DECO INFORMA… Há cada vez uma maior dependência das tecnologias digitais, dos dispositivos eletrónicos e das plataformas on-line. Cada vez mais lares portugueses já tem acesso à Internet e mesmo nos lugares públicos o acesso é cada vez mais facilitado.

No grupo de jovens entre os 16 e os 24 anos, cerca de 99,8% utilizam a internet diariamente. Neste sentido, é muito importante dar atenção à necessidade de melhorar as competências digitais destes nativos digitais que, apesar das excelentes aptidões que tem para o uso da tecnologia, falta-lhes muitas vezes a experiência de vida necessária para reconhecer os desafios e riscos que podem enfrentar nestas interações.

A NET Viva e Segura, uma parceria da DECO PROTESTE com a Google, é um projeto que já conquistou a adesão de professores e alunos sendo reconhecido como um importante contributo para a promoção da literacia para os media digitais.

Por isso mesmo, com o objetivo de promover a literacia digital e incentivar os jovens com idade escolar a aceder à internet de forma segura, promovendo experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes em respeito pela sua privacidade, a DECOJovem voltou às escolas com esta iniciativa.

Levámos especialistas às escolas para informar, debater e refletir sobre os temas do mundo digital, num formato dinâmico, interativo e divertido para falar de assuntos muito sérios. 

 A NET Viva e Segura teve como destinatários os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 17 anos, a frequentar escolas do ensino básico e secundário de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Para incentivar a utilização segura da internet foram tratados temas como a escolha de ligações seguras, dos cuidados a ter com compras online ou da proteção de dispositivos, bem como a importância da privacidade online falando sobre os cuidados a ter com o que se divulga nas redes sociais, as fake news ou o cyberbulling.

Deixamos o convite para conhecer mais sobre o projeto em Google e DECO PROTESTE . NET viva e segura

GPI DECO-AlgarveNetVivaSegura