DECO: “As granolas para crianças são uma boa alternativa aos cereais de pequeno-almoço?”

DECO - Consultório do Consumidor
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A DECO INFORMA… As granolas estão na moda, e já não são feitas só a pensar nos adultos. É fácil encontrar embalagens com imagens de cachorros ou leões que vendem a ideia de refeições “saudáveis” ou “equilibradas” por conterem cereais integrais. Mas a palavra “integral" pode induzir em erro.

Analisámos o Chocapic Granola, Lion Granola, Clusters Granola Crunchy Muesli (versões caramelo e chocolate e chocolate de leite), dirigidos sobretudo aos mais novos. Todas as marcas apresentam mais de 400 kcal por 100 gramas, sendo extremamente calóricas. É como se as crianças estivessem a comer bolachas ou doces ao pequeno-almoço. Pepitas de chocolate, pasta de caramelo, coco ou mel são alguns dos ingredientes incluídos, que aumentam os teores de gordura e açúcar e, consequentemente, o valor calórico.

Da análise que fizemos, as recomendações para doses de referência para as crianças, são feitas sob a forma de colheres mas o peso fica próximo da dose de referência para adultos. Por exemplo, quatro a cinco colheres de sopa recomendadas para crianças pela Lion e Chocapic equivalem a 34 e 41 gramas, respectivamente. São quase os 45 gramas de referência para adultos, o que pode levar a um consumo excessivo pelos mais novos.

Na nossa página www.deco.proteste.pt pode encontrar informação mais detalhada sobre a comparação entre as diferentes marcas de granola no mercado. Se gosta deste tipo de cereais, é preferível fazer em casa, reduzindo os excessos de ingredientes para adoçar e incluir produtos naturais. Veja a nossa receita de granola com cacau cru e nozes.

Granola com cacau cru e nozes

Ingredientes

  • 3 chávenas de aveia integral fina; 1 colher de sopa de cacau cru; 2 colheres de sopa de nozes picadas; 1 colher de sopa de coco ralado; 2 colheres de sopa de mel; 1 colher de chá de canela em pó; 1 folha de papel vegetal.

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 160ºC;
  2. Junte todos os ingredientes numa taça e envolva-os muito bem;
  3. Forre um tabuleiro de forno com a folha de papel vegetal;
  4. Coloque o tabuleiro no forno. Mexa a cada 5 minutos, para que fique mais tostada. A granola estará pronta em 20 minutos;
  5. Deixe arrefecer. Se quiser, pode juntar sultanas ou outros frutos secos. Guarde num recipiente bem fechado, num local fresco ou no frigorífico.Granolas P AlmocoFonte: DECO-Delegação Regional Algarve