Banner Alto Página

Consenso e Recomendações para a realização de Ecocardiografia Transtorácica

Consultório Médico
Tools
Typography

A Ecocardiografica ou ultra-sonografia cardíaca é o exame complementar mais utilizado na Medicina Cardiovascular. “No entanto, o acesso e prática deste meio de diagnóstico ainda encontra algumas assimetrias no nosso país, e por isso é importante que se trabalhe no sentido de uniformizar procedimentos.” Quem o diz é Francisco Sampaio, primeiro autor do artigo Consenso e Recomendações Para a Realização de Ecocardiografia Transtorácica em Portugal, publicado recentemente na edição 334 da Revista Portuguesa de Cardiologia (RPC). Este documento contou também com a autoria de Regina Ribeiras, Ana Galrinho, Rogério Teixeira, Isabel João, Marisa Trabulo, Isabel Quelhas, Sofia Cabral, José Ribeiro, Miguel Mendes, e João Morais, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).

O Ecocardiograma não é mais que um estudo do feito com um aparelho de ultrassons, que permite que o médico tenha acesso a imagens das estruturas que compõem o coração, permitindo-lhe detetar anomalias. Por ser inócuo, de baixo custo e acessível, é amplamente utilizado no diagnóstico de patologias do coração.

Torna-se, assim, importante adaptar esta técnica à prática clínica dos nossos dias e é nesse sentido que este artigo vem sugerir normas que assegurem a qualidade do exame e a segurança dos doentes. Entendeu, assim, o Grupo de Estudos de Ecocardiografia da SPC, que havia chegado o momento de formar operadores, melhorar a metodologia e uniformizar os relatórios, tornando-os acessíveis também a médicos não cardiologistas.

Embora Portugal siga as orientações da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) haverá, naturalmente, espaço para criar linhas de atuação que vão ao encontro de uma melhor prática clínica e que se adaptem àquela que é a realidade do nosso país e dos nossos serviços de saúde. O objetivo é que a prática clínica seja cada vez mais guiada pela evidência científica e, quando esta não existir, baseada na opinião de peritos com competência para tal. De ressalvar que este documento foi apresentado ao Colégio da Especialidade de Cardiologia da Ordem dos Médicos (OM) e obteve concordância da parte do mesmo.

Este exame é realizado em serviços públicos e privados e a uniformização de procedimentos, leva a que a ecocardiografia ajude num diagnóstico cada vez mais rigoroso e com maior segurança e celeridade. Nas palavras do Prof. João Morais, “tratar melhor, tomar decisões acertadas, e referenciar com critério, passa por um exame ecocardiográfico bem executado e bem interpretado.”

Fonte: S ConsultingEcocardiografia

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS