Informação da SPR sobre a infeção por Coronavírus (COVID19) nos Doentes Reumáticos

Consultório Médico
Tools
Typography

Alguns doentes com patologias reumáticas têm mostrado preocupação relacionada com a infeção por coronavírus (COVID19). A Sociedade Portuguesa de Reumatologia vem por este meio esclarecer algumas das dúvidas apresentadas por médicos e doentes relativamente aos doentes reumáticos.

Assim, se tem uma doença reumática como uma artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren, ou outra doença reumática que se associe a alterações da imunidade ou que tome medicamentos imunosupressores (metotrexato, leflunomida, azatioprina, corticóides, terapêuticas biológicas, etc.):

  1. Não deve de forma alguma alterar a sua medicação sem indicação expressa do seu Reumatologista.
  2. Deve conhecer os sintomas da doença provocada pelo Coronavírus.
  3. Deve lavar regularmente as mãos com sabão/sabonete ou produtos de lavagem das mãos contendo álcool.
  4. Evitar contactos próximos com pessoas com sintomas de gripe, apertos de mão e abraços.
  5. Ser cuidadoso e avaliar a necessidade de estar em lugares públicos com número elevado de pessoas (ex. estádios, concertos, etc.).
  6. Se tiver visitas avisar da sua maior suscetibilidade para ter doenças infeciosas e caso eles apresentem sintomas pedir para não o visitarem.
  7. Limitar o contacto com pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em áreas de elevada exposição ao vírus (Itália, China, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Irão, de acordo com a DGS)
  8. Ter um estilo de vida o mais saudável possível, com hidratação adequada, alimentação variada, exercício, descanso e gestão de stress.
  9. Cumprir as indicações da Direção Geral de Saúde, do seu médico de família e do seu reumatologista.

    Em caso de sintomas compatíveis com a infeção a coronavírus deverá contactar telefonicamente a linha SNS24 (808 24 24 24)

    Risco de contrair a doença por Coronavírus

    O risco de contrair a doença é baixo, mas em caso de ter estado em contato próximo com um doente confirmado com coronavírus deve procurar manter-se em isolamento em casa e contactar a linha SNS24 (808 24 24 24). Define-se como contato próximo: contacto face a face, estar 15 minutos ou mais até 2 metros de um indivíduo infetado, viver na mesma casa que uma pessoa infetada.

    Sintomas da doença por Coronavírus

    Sabemos que cerca de 80% das pessoas têm um quadro ligeiro a moderado semelhante a uma constipação ou gripe. Os sintomas desta doença que podem surgir até 21 dias depois da infeção incluem:
  • Tosse
  • Dificuldades respiratórias
  • Febre

    Higiene e prevenção

    Deve
  • Lavar bem e frequentemente as mãos
  • Cobrir a boca e nariz com o cotovelo quando tossir ou espirrar
  • Se utilizar um lenço de papel deve colocá-lo posteriormente no caixote do lixo e lavar as mãos
  • Não partilhar comida, utensílios, copos e toalhas
  • Limpar e desinfetar frequentemente objetos que sejam mais tocados ou manuseados
  • Ter atenção às recomendações sobre viagens que as entidades possam emitir evitando zonas de maior concentração de casos. Seguir as medidas de higiene e de proteção respiratória para viajantes, disponíveis para consulta no website da DGS (https://www.dgs.pt/corona-virus/home.aspx).

    Não Deve
  • Tocar nos olhos e boca ou nariz se as mãos nãos estiverem lavadas.
  • Usar máscara exceto se tiver sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro), haver suspeita de infeção por COVID-19 ou se for prestar cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.

    Os doentes reumáticos com doenças reumáticas sistémicas ou imunomediadas (ex. artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus, entre outras) devem ter em conta estas recomendações e as da DGS e em caso de dúvida devem contactar a linha SNS 24 ou telefonicamente ou por meios eletrónicos o serviço e o reumatologista que os segue.

    Onde posso encontrar a melhor informação

Mantenha-se informado, consultando as atualizações publicadas por organismos oficiais como a DGS (https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx ) e a Organização Mundial da Saúde (https://www.who.int/health-topics/coronavirus), veja igualmente o site da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (www.spreumatologia.pt)

Para qualquer emergência contactar a linha SNS24: 808 24 24 24

CF PR ISociedadePortReumatologia

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS