Formação Online debate Utilização da Canábis para Fins Medicinais

Consultório Médico
Tools
Typography

A Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vão promover a realização de uma conferência digital, que compreende dois eventos, subordinado ao tema “O farmacêutico e a canábis para fins medicinais: perspetivas futuras sobre a sua utilização”, nos dias 10 e 17 de outubro de 2020. A iniciativa, conta com a parceria da Tilray Portugal e tem como público-alvo os farmacêuticos nas suas mais diversas atividades profissionais.

Este conjunto de eventos têm como principal objetivo promover a capacitação dos farmacêuticos sobre a canábis para fins medicinais, através do debate interdisciplinar com o envolvimento da sociedade civil.

A utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais, nomeadamente a sua prescrição e a sua dispensa em farmácia comunitária estão regulamentadas, em Portugal, com a Lei n.º 33/2018, de 18 de julho e com o Decreto-Lei n.º 8/2019, de 15 de janeiro. No entanto, até ao momento, o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, ainda não aprovou a colocação no mercado de nenhuma preparação ou substância à base da planta da canábis para fins medicinais.

Em Portugal, a utilização da canábis para fins medicinais está aprovada para várias indicações, entre as quais, a dor crónica, a espasticidade associada à esclerose múltipla ou lesões da espinal medula, a náuseas e vómitos resultantes da quimioterapia, radioterapia e terapia combinada de HIV e medicação para hepatite, e ainda para a estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes sujeitos a tratamentos oncológicos ou com SIDA. 

A participação na iniciativa é gratuita, mas requer inscrição prévia. As inscrições são limitadas. Acompanhe todas as informações e novidades aqui:  

https://www.ordemfarmaceuticos.pt/pt/eventos/conferencias-digitais-o-farmaceutico-e-a-canabis-para-fins-medicinais-perspetivas-futuras-sobre-a-sua-utilizacao/ 

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) é a associação pública que abrange e representa os farmacêuticos que exercem a profissão farmacêutica ou praticam atos próprios desta profissão em território nacional. Representando mais de 15.000 farmacêuticos nas mais diversas áreas da profissão farmacêutica, assume, ainda, um compromisso com diversas atividades, iniciativas e projetos destinados a vários grupos populacionais.

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) é uma associação sem fins lucrativos representativa de jovens farmacêuticos, destinada a constituir uma plataforma de entendimento, solidariedade e apoio recíproco entre os mesmos, visando o desenvolvimento da profissão farmacêutica.

MiligramaConferenciaDigital

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS