Webinar | Enfermeiros debatem cuidados ao doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Consultório Médico
Tools
Typography

Está agendado para o dia 17 de dezembro, entre as 18h e as 20h, o próximo webinar do projeto Portugal Angels Nurses Task Force sobre o tema “Cuidados de enfermagem na fase pós-aguda”, com o apoio científico da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC). Será o quarto encontro virtual deste grupo de trabalho recém-criado em Portugal, que junta os enfermeiros interessados no tratamento e recuperação do doente que sofreu um AVC. 

A primeira sessão temática decorreu a 24 de setembro e foi dedicada à apresentação do projeto e à Via Verde do AVC; o segundo aconteceu a 29 de outubro e debateu os cuidados de enfermagem na fase hiperaguda; e a 19 de novembro foi organizado o terceiro encontro virtual, no qual se falou dos cuidados de enfermagem na fase aguda.

Segundo explicou a Enf.ª Susana Salselas, da ULSNE, Hospital de Macedo de Cavaleiros, este ciclo de webinars pretendeu criar “momentos de partilha de experiências dos enfermeiros sedeados nos diferentes hospitais do País - tanto em unidades centrais, como em hospitais mais periféricos – que se dedicam ao tratamento do doente que sofreu um AVC” e tiveram como mote debater as diferentes abordagens a este grupo específico de doentes.

Nestas quatro sessões pretendeu-se igualmente “percorrer o percurso do doente desde o seu internamento até à preparação da alta para casa, com as várias fases da recuperação do dente”, acrescentou a Enf.ª Diana Oliveira, do Hospital de Santo André – Centro Hospitalar de Leiria – representado uma oportunidade para “rever e partilhar as experiências de cada enfermeiro sobre os cuidados prestados nas várias fases da recuperação do doente”.

Com a quarta sessão agendada, o grupo Portugal Angels Nurses Task Force está a planear iniciativas futuras para depois do mês de dezembro, quando termina este ciclo de webinars, em que os enfermeiros dedicados a esta patologia possam partilhar experiências e conhecimentos. “Tivemos muito boa adesão e isso significa que faz sentido, em dezembro, fazer um balanço e avaliar as sugestões apontadas ao longo dos webinares, avaliando também que necessidades aparecem e que oportunidades temos para agarrar”, apontou Cláudia Queiroga, coordenadora da iniciativa Angels em Portugal.

As inscrições no último webinar do ano de 2020 são gratuitas e podem ser realizadas AQUI.

As informações sobre o ciclo de sessões temáticas e os vídeos dos eventos já decorridos estão alojados na plataforma do evento, criada pela SPAVC: https://spavc.livewebinar.pt/nurses-task-force/ 

Sobre o grupo Portugal Angels Nurses Task Force

O projeto global Angels Nurses Task Force nasceu há quatro anos numa iniciativa mundial que já chegou a mais de 90 países. Cláudia Queiroga explica que, “apesar de já existirem alguns grupos de enfermeiros que abordam as matérias da reabilitação, não existia nenhum grupo dedicado única e exclusivamente ao tema da enfermagem no âmbito da doença cerebrovascular” e, por esse motivo, fazia sentido criar uma estrutura no país onde estes profissionais pudessem debater as matérias mais importantes no tratamento e recuperação do doente que sofreu um AVC.

“O grande objetivo deste grupo é reforçar o contacto entre enfermeiros dedicados ao AVC de diferentes pontos do país, envolvendo o maior número de profissionais possível, de forma a otimizar o cuidado ao doente com AVC”, referiu a Enf.ª Susana Salselas, “tendo sempre presente a multidisciplinaridade necessária para o seguimento do doente cerebrovascular”. O ponto fulcral é constituir um ponto de encontro e partilha entre colegas, tendo em vista acrescentar “experiências enriquecedoras e gratificantes no caminho de cada enfermeiro dedicado ao AVC”, fez notar a Enf.ª Dora Teixeira, da Unidade Local de Saúde da Guarda.

O Enf. Hugo Gonçalves, do Centro Hospitalar São João, no Porto, acredita também ser “possível e desejável reforçar a participação e presença ativa da Enfermagem em congressos e eventos da especialidade”, considerando que este grupo, e respetivos webinars organizados, bem como atividades futuras, “podem servir como rampa de lançamento para este maior envolvimento”. 

“Não somos mais importantes, não somos menos importantes, mas toda a gente deve ter a sua voz”, complementou a Enf.ª Susana Salselas, deixando o convite a todos os interessados para acompanharem o grupo e se unirem às atividades programadas.

A SPAVC enaltece a iniciativa, salientando que “os enfermeiros são um grupo de profissionais indispensáveis em todo o circuito de tratamento do doente com AVC, criando elos de ligação entre equipas e apoiando diretamente os sobreviventes”, nas palavras do Prof. Castro Lopes, presidente da Direção desta Sociedade Científica.

SPAVCEnfermeirosDebateAVC

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS