OPP | Caixa de ferramentas para Manter a Saúde Mental neste segundo confinamento

Consultório Médico
Tools
Typography

Começa amanhã um novo confinamento geral e com ele um início de 2021 cheio de desafios à nossa saúde psicológica e capacidade de resiliência. 

Sendo este confinamento uma repetição podemos usar a experiência do primeiro confinamento a nosso favor: o que correu bem e podemos repetir? O que não correu tão bem e devemos fazer diferente? 

A Ordem dos Psicólogos preparou uma Caixa de Ferramentas para ajudar a lidar com este segundo confinamento, que será parecido com o que vivemos em março e abril 2020, mas diferente em alguns aspetos. Muitas famílias têm pessoas já infetadas, há mais riscos de infeção e o número de fatores de stresse e ansiedade pode aumentar, sobretudo para quem tem a doença, para quem está desempregado, para quem tem dificuldades financeiras ou para quem tenta conciliar o teletrabalho com filhos pequenos.

A fadiga da pandemia também é outro fator diferenciador, porque já passou quase um ano desde o último confinamento e muitos portugueses estão mais cansados e têm de lidar com os impactos psicológicos do primeiro confinamento e de toda a situação de crise pandémica e socioeconómica. Metade dos portugueses sofreu impactos psicológicos moderados ou severos e sete em cada dez portugueses que esteve confinado acusou sofrimento psicológico. 

Com tanta incerteza é natural estarmos mais bloqueados e menos motivados. Por isso há sentimentos que são naturais neste momento, tais como dor, inquietação, angústia, tristeza, medo da incerteza, desgaste, cansaço, insatisfação com a nossa vida, sem controlo, impotência, zanga, dúvidas ou frustração. É natural chorar, desesperar e ficar mais irritável. Estamos unidos por estes sentimentos e podemos usar a experiência do primeiro confinamento para reagir. 

Desta vez, a OPP construiu uma caixa de ferramentas para ajudar a manter a nossa saúde psicológica. Dela fazem parte:

- Ferramentas emocionais

- Ferramentas relacionais

- Ferramentas de gestão pessoal

- Ferramentas de autocuidado e bem-estar

Tenha em mente, que o confinamento vai acabar e a pandemia também. 

Link do documento: 

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/doc_covid19_segundo_confinamento.pdf

Áudio: https://anchor.fm/opp-covid19/episodes/Caixa-de-Ferramentas-para-manter-a-Sade-Psicolgica-eots8u/a-a4bd4rv

FAQ's relacionadas com a COVID-19: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/covid19/faq

ADBDOrdemPsicologos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS