Ordem dos Psicólogos | Top 10 Sugestões para Preservar a Saúde Mental

Consultório Médico
Tools
Typography

Como lidar com um novo confinamento e manter a saúde mental? Para responder a esta e outras questões que todos fazemos, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) publicou hoje (29), no seu website, o documento “Isolamento com Saúde Psicológica”.

Perante as novas medidas decretadas no âmbito da crise pandémica que vivemos globalmente, a Ordem dos Psicólogos Portugueses, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, enumerou o top 10 de sugestões para conseguir manter uma boa saúde psicológica durante este segundo confinamento. 

A situação que todos vivemos não é fácil, mas a OPP quer transmitir que é essencial perceber que há alternativas para melhor lidarmos nestes momentos. Aqui ficam as 10 sugestões que podem ajudar a ultrapassar alguns sentimentos ou estados de espírito:

  1. É natural ter sentimentos menos bons. Angústia, tristeza, medo, incerteza, frustração, cansaço e desgaste são normais nesta situação.
  2. Preencha a Checklist Como me Sinto? Esteja atento e aceite as suas emoções, sentimentos e pensamentos. O nosso humor e motivação podem flutuar – uns dias serão melhores do que outros. 
  3. Saiba mais sobre a sua resiliência. Acredite na sua capacidade para lidar com este desafio. Use ou adapte estratégias que já utilizou para lidar com situações difíceis na sua vida. 
  4. Viva um dia de cada vez. Concentre-se no aqui e agora e naquilo que pode controlar. Realize, por exemplo, atividades diversificadas que sejam tranquilizadoras e lhe deem prazer.
  5. Reforce as suas relações. É tempo de reduzir a proximidade física, mas aumentar a conexão social e relacional com os outros. Expresse os seus afetos, mesmo à distância.
  6. Partilhe o que sente. Falar com familiares e amigos sobre como nos sentimos e como estamos a experienciar a situação pode ajudar a 6 sentirmo-nos melhor. #FalarAjuda
  7. Reforce os seus comportamentos pró-saúde e pró-sociais. Do nosso comportamento, empatia e solidariedade depende não só a nossa saúde e a saúde das pessoas de quem gostamos, mas a saúde e o bem-estar de todos. Mantenha o contacto com familiares e amigos que possam estar em situações de maior vulnerabilidade.
  8. Estabeleça expectativas e objetivos realistas para este período. Respeite o seu ritmo e as suas necessidades, dia-a-dia. Seja flexível e aceite que fará o melhor que puder com as circunstâncias que tem.
  9. Reduza a consulta de informação sobre a pandemia para apenas uma a duas vezes por dia e em fontes de informação credíveis e atualizadas. Se possível, estabeleça períodos sem telefone, televisão ou outros ecrãs.
  10. Invista num estilo de vida saudável. Escolha alimentos saudáveis, mantenha atividade física e bons hábitos de sono. Um estilo de vida saudável melhora o humor e a saúde.

A OPP alerta ainda que, no caso de se sentir verdadeiramente sobrecarregado pelos sentimentos e pensamentos ou incapaz de fazer a sua rotina diária, deve pedir ajuda, ligando para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24.

Quem já tinha problemas de saúde psicológica pode ter dificuldades adicionais durante o isolamento e deve consultar o documento Recomendações para Quem tem problemas de Saúde Psicológica, Familiares e Amigos (link em baixo).

No caso de ser vítima de violência doméstica saiba que comportamentos adotar para se proteger e procurar ajuda, aqui: 

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/isolamento_com_saude_10_sugestoes_total.pdf

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_saude_psicologica.pdf

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_violencia_domestica.pdf

ADBDSaudeMentalOrdemPsicologos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS