SPAVC organiza Atividades Virtuais para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC

Consultório Médico
Tools
Typography

No âmbito da Quinzena do AVC, uma iniciativa com vista à sensibilização para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) está a programar, em conjunto com outros parceiros, algumas atividades que irão decorrer em formato online, para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC.

Comemorado anualmente a 31 de março, o objetivo do Dia Nacional do Doente com AVC passa por sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde prestadas aos doentes com AVC.

Neste sentido, a SPAVC organiza um conjunto de webinars que fazem parte do programa de atividades da Quinzena do AVC, que começou a 24 de março e vai estender-se até 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.

Antecedendo o Dia Nacional do Doente com AVC, o primeiro webinar, organizado pela SPAVC, em conjunto com a Boehringer Ingelheim, será dedicado ao tema “O AVC na Pandemia: O que ficou por fazer?” e terá lugar no dia 30 de março, pelas 21h00. Esta sessão exclusiva para profissionais de saúde será moderada pela jornalista Patrícia Matos e contará com as palestras da Dr.ª Ana Paiva Nunes e do Dr. Pedro Fonte, respetivamente, especialistas de Medicina Interna e de Medicina Geral e Familiar.

As inscrições são gratuitas e terão de ser feitas através do seguinte link: https://forms.gle/5Nqvp4G4zpT8ZGsi9.

Por sua vez, o webinar “Reabilitação do AVC, desde o internamento até ao domicílio” é uma ação conjunta da SPAVC e do CONSANAS Hospital da Prelada, que decorrerá no dia 31 de março, Dia Nacional do Doente com AVC, pelas 18h00. Coordenada pelos Drs. Jorge Laíns e Renato Nunes, a sessão de acesso livre terá a duração de uma hora, durante a qual serão apresentados conceitos gerais sobre o tema e abordados tópicos como a fase aguda, a orientação do doente, a fase subaguda/programas de internamento, e a fase crónica/integração/comunidade.

No dia seguinte ao término da Quinzena do AVC, a 8 de abril, vai decorrer o webinar “O papel ativo do Enfermeiro para além das portas da U-AVC”. Esta é uma sessão organizada conjuntamente pela SPAVC e pela iniciativa Angels, em colaboração com a Portugal Angels Nurse Task Force, e tem início marcado para as 18h00.

Para saber mais sobre estas atividades que a SPAVC está a preparar, aceda a https://spavc.livewebinar.pt.

Sendo esta uma efeméride de relevância para a agenda da Medicina Nacional, a SPAVC convidou um dos seus membros, a Dr.ª Liliana Pereira, neurologista do Hospital Garcia de Orta, para ser embaixadora do Dia Nacional do Doente com AVC.

A especialista acrescenta que “nos canais de redes sociais iremos desenvolver uma campanha multimédia dirigida à população, com explicações simples, mas de extrema importância, no que toca à prevenção, sinais de alerta e atitudes a tomar em caso de AVC”, em colaboração com a Boehringer Ingelheim.

“A SPAVC apoia ainda outras iniciativas paralelas a decorrer durante esta quinzena, que temos vindo a divulgar via email e redes sociais”, refere a Dr.ª Liliana Pereira.

A Embaixadora da SPAVC para este dia salienta também a inauguração da Unidade de AVC do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, enquanto “motivo para celebrarmos”, dado constituir “um reforço dos cuidados de saúde organizados dedicados a esta patologia”.

“Não perca a oportunidade de fazer parte das várias iniciativas organizadas no âmbito da Quinzena do AVC”, apela a médica, enquanto repto para toda a população. “Siga-nos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, pesquisando Sociedade Portuguesa do AVC. Esperamos por si. Juntos, venceremos o AVC”.

SPAVCSPAVCDiaDoenteAVC

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS