Webinar "25.º Congresso Português de Obesidade"

Consultório Médico
Tools
Typography

Investigadora Conceição Calhau revela a estreita relação entre a Microbiotica Intestinal e o Excesso de Peso. 

"O papel da microbiota nas doenças não comunicáveis" é o tema de um webinar integrado no 25.º Congresso Português de Obesidade, que vai decorrer segunda-feira, 22 de novembro, às 21 horas, e que tem como oradora convidada Conceição Calhau, professora catedrática da NOVA Medical School e investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – CINTESIS. 

Neste webinar, organizado pela Biocodex, a investigadora vai passar em revisão as atualidades científicas na área da microbiota intestinal, que vive um desenvolvimento exponencial, e revelar como algumas bactérias que habitam o nosso intestino podem ter um papel preponderante na prevenção e tratamento do excesso de peso e da obesidade, doenças que, no seu conjunto, afetam mais de metade da população portuguesa. 

Conceição Calhau vai ainda abordar o papel da microbiota intestinal na gestão energética e na regulação do apetite, assim como a intervenção com probióticos no tratamento do excesso de peso.  

O desequilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, a disbiose, em doentes com excesso de peso e obesidade tem sido amplamente estudada nos últimos 15 anos. Está provado que a microbiota saudável é crucial na regulação de vários processos fisiológicos, entre eles os envolvidos no controlo do apetite.  

Entre os fatores que podem levar a este desequilíbrio do ecossistema intestinal estão, por exemplo, os estilos de vida, a dieta, a atividade física, a exposição a medicamentos (antibióticos, por exemplo), o stresse e a qualidade do sono. 

Para assistir a este webinar, inscreva-se através deste link: 

https://forms.office.com/r/i6Sr3XpLRR 

TRCongressoMicrobiotica

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS