Pão, Saúde Mediterrânica

Saborear com Peso e Medida
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fdc984533Muitas vezes este alimento é temido ou posto de lado devido a falsos mitos. Quando consumido com moderação o pão não engorda, antes pelo contrário, é um grande aliado.

O grande erro dos portugueses está no consumo excessivo do pão, como por exemplo, fazê-lo acompanhar as refeições quando já existem outros hidratos de carbono (batatas, massas, arroz, etc.) no prato.

Outro erro muito comum é fazerem-se misturas excessivas para acompanhar o pão, e o exemplo mais típico é a sandes mista em vez da sandes de queijo, ou sandes de fiambre, ou sandes de manteiga. Ou seja, na maioria das vezes não é o pão que engorda mas sim o que está lá dentro.

A composição do pão é variável em função da qualidade da farinha usada e das técnicas utilizadas no seu fabrico.
Por ser fabricado com farinha mais refinada, o pão branco é mais pobre em vitaminas, minerais e fibra, porque estes nutrientes encontram-se principalmente no gérmen do trigo que se perde nos processos de refinaria.

O pão é composto essencialmente por hidratos de carbono na forma de amido, que se digere lentamente proporcionando ao organismo energia de forma contínua e pausada, sem originar aumentos bruscos dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, é um alimento bem tolerado pelos diabéticos.

O pão, em especial o pão escuro, é quase isento de gorduras e colesterol, o que faz dele um alimento cardioprotector (protege contra as doenças cardiovasculares), e contribui para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Então, devemos seguir algum critério especial para escolher o pão?

Antes de tudo, devemos variar. Não devemos nos limitar ao pão tipo caseiro ou ao pão integral, ou de centeio.
Uma segunda ”regra” é escolher o pão em função dos benefícios que ele nos traz, ou seja, quem tem problemas de prisão de ventre, ou pretende perder peso, deve dar preferência ao pão escuro ou de mistura (ex: Pão d’água, pão da saúde, etc. …) porque este tipo de pão além de ser menos calórico tem uma maior quantidade de fibra, o que ajuda a regular o intestino.

Por fim, para que o pão seja mais digesto deve ser consumido quando está bem cozido e já frio.


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