Preparar o regresso às aulas

Saborear com Peso e Medida
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Mas as lancheiras, ou melhor, o que será colocado dentro delas diariamente nunca ou raramente faz parte das preparações que antecedem o início de mais um ano letivo.

No entanto, este pormenor é de extrema importância para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança ou adolescente. Um lanche pode fazer a diferença entre uma manhã ou uma tarde difícil ou mais bem passada.

Os lanches da manha e da tarde são parte integrante e muito importante de um dia alimentar saudável. Eles são responsáveis por manter o contínuo fornecimento de energia ao cérebro e aos músculos, o que é essencial para assegurar a concentração e boa disposição ao longo do dia escolar.

Mas que critérios devemos ter em conta na hora de preparar o lanche escolar dos nossos filhos?

NÃO PODERÁ FALTAR NO LANCHE DA ESCOLA
• Um líquido: para repor as perdas nas atividades físicas: de preferência água.
• Uma fruta: prática para consumir com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pera, morango, uva).
• Uma fonte de energia. Pães de mistura (integral, com sementes, d’agua, …), bolachas sem recheio, bolos caseiros (Cuidado com a quantidade, pois é apenas parte do lanche).
• Um tipo de proteína: proteínas lácteas: queijos, requeijões, iogurtes (somente se for possível manter à temperatura adequada).

TIPOS DE LANCHES:
Energéticos:
• Pães de farinhas integrais (aveia, sementes, centeio, integral, …)
• Bolos simples (de laranja, cenoura, maçã, espinafres, curgete, … e que podem ser confecionados com uma parte de farinha integral)
• Biscoitos doces ou salgados sem recheios
• Barra de cereais
• Manteiga de amendoim (para barrar no pão)
• Compota de fruta (para barrar no pão)
• Mel (para barrar no pão)
Construtores:
• Queijo branco, ricota, queijo creme
• Leite em pacotinho
• Iogurte
Reguladores:
• Frutas frescas da época, inteiras com casca

O QUE NÃO DEVE ENTRAR NA LANCHEIRA
• Snacks e salgadinhos de pacote
• Refrigerantes
• Bebidas Isotónicas
• Bolos com recheios e cremes
• Fritos
• Bolachas recheadas

Para mais ideias pode consultar o link abaixo, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, onde são apresentadas sugestões para várias semanas e alguns conselhos úteis.

http://www.apn.org.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/Doc851.pdf

Conceição Jardim
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Técnicas de Saúde
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