Combata a gripe comendo…

Saborear com Peso e Medida
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A melhor prevenção é manter uma alimentação saudável durante todas as estações.

Uma alimentação saudável amplifica e reforça o seu sistema imunitário, e pode mesmo impedir que fique de cama com gripe. Não espere até ficar doente para fazer estas mudanças; precisa rever a sua dieta alimentar e estilo de vida antes que o vírus da gripe ataque.

Alimentos saudáveis são muito melhores que suplementos para a prevenção da gripe, porque através de alimentos conseguimos todo um pacote nutricional. Por exemplo, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes - magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes.

O seu sistema imunitário é o que o protege de infeções virais, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na sua capacidade de combater vírus como o da gripe. A razão para os frutos e vegetais serem melhores para o sistema imunitário é porque também contêm vitaminas A e E, tal como os flavonóides que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o sistema imunitário, e todo o corpo, saudável.

Por isso, devemos comer frutas e legumes para tornar o sistema imunitário forte, o próximo passo é tornar este conceito numa realidade. As tendem a comer menos frutos e produtos hortícolas no inverno, o que é precisamente o contrário daquilo que deve ser feito. Devemos ingerir pelo menos 5 doses de frutos e legumes por dia de modo a obter as vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que necessita - tudo o que precisamos para um sistema imunitário forte e saudável.

Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de fruta e legumes é incorporar sumos naturais ou sopas na sua dieta. E prefira os produtos de época porque para além de serem mais baratos os níveis nutricionais estão mais altos e em abundância. Por isso, alimente-se bastante com frutas durante todo o dia, como abacate, figo, goiaba, banana, laranja, mamão, maçã, pera, maracujá e melancia. Essas frutas são ricas em vitaminas A, B e C que são importantes na prevenção de gripes e resfriados.

Também aproveite para tomar infusões de plantas para se hidratar em dias frios já que com o frio nem sempre nos apetece água fria.

Para além de manter, ou aumentar, a quantidade de fruta e legumes que ingere, não se esqueça de complementar com outros alimentos saudáveis que o seu sistema imunitário necessita. Uma dieta equilibrada com carnes magras, peixe, legumes, lacticínios magros, cereais e frutos secos fornece ao organismo tudo o que necessita para uma alimentação saudável. E um corpo saudável tende a possuir um sistema imunitário forte.

Fontes proteicas como carnes magras, lacticínios, ovos e legumes são especialmente importantes porque fornecem os aminoácidos que o corpo precisa para construir os componentes do sistema imunitário. As carnes magras também contêm ferro e zinco; a deficiência nestes minerais pode causar uma quebra no sistema imunitário.

Claro evitar comida pouco saudável é muito importante. Mantenha-se afastado de açúcares e gorduras, como as gorduras saturadas (carnes vermelhas, batatas de pacote, enchidos, etc.).

Denise Gomes
– Dietista –
- Membro Estagiário da Ordem dos Nutricionista -

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