Castro Marim | "Festival de Lucía" ganha lugar na agenda Cultural Ibérica

Palco de homenagem ao eterno génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, Paco de Lucía, a vila de Castro Marim acolheu, de 17 a 19 de agosto, nova edição do Festival de Lucía.

Com três grandes concertos, o Festival de Lucía consolidou-se este ano como grande evento da agenda ibérica, lotando o Revelim de St. António nas três noites de espetáculo. Na primeira noite, o palco foi de Antonio Rey, grande guitarrista e compositor de flamenco. Na segunda, de Javier Limón y Original Quartet (OQ) e, na última noite, o Festival deu espaço a dois espetáculos, o primeiro de Fandóziando e depois o concerto de Mário Pacheco e da fadista Ana Maria.

Assente na ligação umbilical de Paco de Lucía a Monte Francisco, terra que viu a sua mãe nascer, o Festival de Lucía, que nasceu em 2016, tem outro grande nome da música mundial na sua génese, a nossa voz no mundo, a fadista Mariza, madrinha e embaixadora da iniciativa e que integrou o cartaz da edição anterior, num concerto emocionante e caloroso, com mais de 3.000 pessoas, em Castro Marim.

A salientar ainda o arranque, já tradicional, deste Festival, com uma serenata em Monte Francisco, na tarde do dia 17 de agosto, naquele que se pretende que seja um local de romaria em memória de Paco de Lucía – o Largo Manuel Gomes – Tributo a Paco de Lucía. Com Antonio Rey e a voz de Pepe de Lucía, irmão de Paco de Lucía, a serenata tornou-se num momento intimista e acolhedor, de orgulho e de saudade. Recorde-se que a obra deste Largo memorial foi enquadrada no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia e cofinanciado a 70% pelo FEDER. Neste seguimento, o autarca de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinhou a importância do Festival de Lucía, quer em termos culturais, quer na melhoria de qualidade de vida que se tem proporcionado à população através dela, uma vez que este financiamento permitiu também a requalificação dos arruamentos de Monte Francisco.

O Festival de Lucía é apoiado pelo PO CRESC ALGARVE 2020, com uma taxa média de cofinanciado a 60% pelo FEDER, durante dois anos.

Fonte: GC da CM Castro Marim

SB de Alportel avança com melhoria da Eficiência Energética nas escolas do concelh

O Município de São Brás de Alportel obteve aprovação das candidaturas apresentadas ao programa de apoio comunitário CRESC Algarve 2020 – Medida de Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, para melhorar a eficiência energética das escolas básicas de primeiro ciclo - Eb1 n.º 1 EB1 n.º2.

As intervenções previstas, num orçamento global de cerca de 203 mil euros, acrescidos de IVA, incluem a substituição das atuais lâmpadas por lâmpadas LED; a instalação de unidades de climatização de elevada eficiência; a instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e intervenções nas coberturas dos edifícios, nomeadamente através do reforço de isolamento térmico nas coberturas e da substituição das coberturas em fibrocimento por outros materiais.

Na Escola EB1 n.º1, a intervenção prevista orça em 97.035,00€, acrescidos de IVA, enquanto para a Escola EB1 n.º2 as intervenções têm um orçamento de 105.959,00€, acrescidos de IVA.

Estas intervenções integradas no Plano Municipal de Eficiência Energética vão ao encontro das políticas municipais na área da educação, que visam a melhoria contínua do Parque Escolar do concelho e das condições de ensino, para uma escola de excelência.

O processo de preparação destas candidaturas teve início em dezembro de 2016, contudo foi necessária uma reformulação que levou à sua submissão final em fevereiro deste ano, tendo obtido aprovação, o que muito satisfaz o município.

“Sendo a educação e a segurança das nossas crianças e da comunidade, bem como a eficiência energética e defesa do ambiente prioridades centrais para o município, a aprovação destas candidaturas é da maior importância, pois permite executar estas obras com financiamento comunitário”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro.

Fonte: GI da CM SBA

Olhão cidade anfitriã do Dia Nacional do Bombeiro Profissional

Olhão foi a cidade escolhida para receber, no dia 11 de setembro, as comemorações oficiais do Dia Nacional do Bombeiro Profissional 2018, que vão contar com a participação de mais de duas centenas de bombeiros profissionais de todo o país, incluindo as ilhas.

A cerimónia vai decorrer no Jardim Pescador Olhanense, pelas 17h00, e é aberta à população.
O Dia Nacional do Bombeiro Profissional foi assinalado pela primeira vez a 11 de setembro de 2008, e é promovido pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.
A escolha desta data prende-se com a intenção de homenagem a todos os bombeiros que perderam a vida na sequência dos atentados às Torres Gémeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, em setembro de 2001.
Neste sentido, além da formatura constituída pelos bombeiros, vai decorrer durante a cerimónia uma homenagem aos soldados da paz que perderam a vida no desempenho da sua missão.
Fonte: Mun de Olhão

Biblioteca Municipal de Faro | "Padrinhos da Leitura"

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa promove o Projeto Padrinhos da Leitura com o objetivo de satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores através da atualização do seu fundo documental e, simultaneamente, estimular o envolvimento da comunidade no crescimento da biblioteca; promovendo o sentido de partilha e de solidariedade social e uma cidadania ativa. Com esta iniciativa a biblioteca pretende fortalecer os laços existentes entre a biblioteca e os seus utilizadores.
Cada interessado em apadrinhar esta ideia poderá aderir ao projeto através da oferta de documentos novos para biblioteca, constantes de uma lista mensal que se encontra disponível no Balcão de Empréstimos da biblioteca e também no portal da CMF, criada a partir de sugestões de leitores. 
Todos aqueles que participarem no projeto passam a usufruir de um conjunto de benefícios.
Se quiser fazer parte deste projeto deve dirigir-se ao Balcão de Empréstimos/Receção da Biblioteca Municipal de Faro ou enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. manifestando o seu interesse em apadrinhar um dos documentos da lista mensal. Será sempre necessário entregar o documento com a ficha de apadrinhamento na BMF.
“A coleção da biblioteca é um recurso dinâmico. Requer uma entrada constante de novos materiais e saída de materiais velhos, de forma a garantir que continua a ser relevante para a comunidade e mantém um nível aceitável de rigor. […] As taxas de aquisição são mais importantes que o tamanho da coleção.” (IFLA, 2013)
Fonte: Mun de Faro

Faro | Teatro das Figuras / Workshop "Movement of Becoming"

O Workshop de Butoh Festival Dance, Dance, Dance, realiza-se no Teatro das Figuras em Faro, de 10 a 11 de setembro, segunda e terça-feira, das 18h00 às 21h00.

O workshop "Movement of Becoming" é baseado na prática de Butoh e na pesquisa pessoal da coreógrafa. O "Movement of Becoming/Movimento de se tornar" significa o processo de metamorfose. Butoh é uma prática que tem suas raízes no novo movimento de dança do final dos anos 1950 no Japão. Os criadores são Tatsumi Hijikata e Kazuo Ono. Uma das características da prática está relacionada com a metamorfose - tornando-se noutra coisa - ao desafiar a noção de sujeito fixo e imutável e fazer aparecer um modo intenso de existir, o estado entre algo e qualquer outra coisa. Neste workshop utilizará trabalhos de imagem e exercícios de percepção para construir antenas de receptáculo para capturar o que está acontecer dentro e fora e, ao mesmo tempo, construir conexões com o mundo interior / exterior e irradiar a presença inevitável.

Sujeito a inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Máximo de inscrições: 15 participantes

Ficha Artística e técnica:
Formadora: Yuko Kominami

Fonte: Teatro Figuras