Reportagem Vídeo: MCF | Faro´21 - Animação: 17.Jul.21

Ainda não foi neste ano de 2021 que a Concentração Motard de Faro, regressou ao seu formato normal. O Moto Clube de Faro decidiu cancelar o evento pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, mas em seu lugar realizou várias iniciativas no fim de semana de 16 a 18 de Julho de 2021, para que o terceiro fim de semana de Julho continue a ser dedicado às motas na capital algarvia.

A Mais Algarve, acompanhou a par e passo, as diversas iniciativas realizadas ao longo do fim de semana (de sexta-feira a domingo) e continuamos a recuperar alguns dos melhores momentos, que passamos na emissão em direto, na altura. Recordamos agora a animação de rua, que aconteceu no primeiro dia deste Faro´21, que foi no sábado, dia 17 de julho 2021.

Faro | Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa atribuído a Manuel Alegre

O Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, que conta com o alto patrocínio da Fundação Millenium BCP, e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve e JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, distinguiu nesta sua sétima edição o livro “Quando” da autoria do poeta Manuel Alegre.

O júri do Prémio, constituído pelo poeta, crítico e professor Nuno Júdice, professora doutora Carina Infante do Carmo, docente na Universidade do Algarve, e, pela jornalista e escritora Isabel Lucas, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio a esta obra, tendo em conta que "se trata de um livro em que o poeta investe a sua longa experiência de escrita e, ao mesmo tempo, dá uma presença muito forte da subjectividade perdida no tempo actual, com as marcas da realidade que estamos a viver, mas transcendendo a circunstância através de uma escrita que rompe com os hábitos do poeta, sendo de sublinhar esta renovação de uma das vozes mais fortes da nossa poesia".

Este prémio, do qual já se realizaram sete edições, em 1999, 2001, 2007, 2009, 2015, 2017 e 2019 procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados.

Após interrupção em 2009, foi recuperado em 2015, apresentando hoje um prémio monetário de 5.000 euros. Em todas as edições, o prémio já teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães e Gastão Cruz.

A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar no próximo dia 4 de Setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

Mun de Faro

Loulé | Autarquia Lamenta Falecimento de Margarida Guia

O Município de Loulé manifesta publicamente o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Margarida Guia, atriz, performer e criadora sonora franco-portuguesa com raízes em Alte.

Com apenas 48 anos de idade, a atriz faleceu na passada segunda-feira, na Bélgica, país onde residia desde 2007, deixando uma carreira internacional assinalável, em particular no mundo francófono.

Margarida Guia nasceu no norte da França em 1972, mas os seus pais eram naturais de Santa Margarida, Alte, concelho de Loulé. Subiu ao palco pela primeira vez como atriz com apenas 11 anos de idade. O público franco-português descobriu-a em duas participações no então Festival de Teatro Português em França.

Depois de ter trabalhado com vários encenadores, coreógrafos, músicos, artistas plásticos, realizadores, descobriu o universo da música improvisada e começou a utilizar a voz como um instrumento. Era uma escultora das palavras, da poesia e dos sons. Criou peças sonoras para teatro, dança, rádio, cinema e outros suportes multimédia.

Para cinema criou a banda sonora de “Viva Dada” e “Entre deux sexes”, de Régine Abadia (2016, 2017, e “Le Pavillon des douze”, de Claude François (2017). Para rádio, é autora de “Crimen amoris”, de Caroline Lamarche (RTBF radio, 2015), e “Mystiques 13-21”, de Céline Tertre (Prémio Jovem Talento Scam 2011, RTBF radio 2010).

Dinamizou projetos ligados à leitura como a biblioteca ambulante “Bibliambule”, em 2002, ou a “Dînette”, em 2012, convidando o público a sentar-se à mesa com auscultadores para uma “aventura audiopoética”. Também animou ateliers de corpo e voz e participou em colóquios sobre leitura em voz alta.

Em 2013 dirigiu a peça “Kantata de Algibeira” de Régine Guimarães, em colaboração com o compositor e pianista português João Paulo Esteves da Silva, no Centro Mário Dionísio, em Lisboa. A peça subiu ao palco do Teatro S. Luís.

Por ocasião dos 40 anos da Revolução dos Cravos, em 2014, realizou uma instalação com o artista Philippe Martini, intitulada “J’ai la tête figée entre la nuit et l’aurore”, no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra, que passou por Tourcoing, Roubaix, Paris, Oloron Ste Marie, Biarritz, Lille, Villeneuve-d’Ascq, antes de chegar a Lisboa e a Coimbra.

Enquanto encenadora, destacam-se as suas peças: “Le Jour se lève”, onde também assina o texto (La Maison Folie, Villeneuve d’Ascq, 2005), “Ruidos da Cidade”, a partir de artigos de imprensa (Abril em Maio, Lisboa, 2004), e “Para rir em sociedade” a partir da obra de Prévert (Abril em Maio, Lisboa, 2003).

A Câmara Municipal de Loulé deixa as suas condolências à família enlutada.

GAP da CM Loulé

MAR Shopping Algarve | “Dominguinhos” de 1 de agosto começa em cima de “Andas”

No dia 1 de agosto o Dominguinhos acontece com uma atividade criativa. Os mais novos vão poder participar no atelier de andas para correr pelo mês mais quente do ano. Aos mais pequenos dizemos, juntem-se a nós na construção de umas andas. É super fácil e vão poder personalizá-las com o seu animal favorito, depois é só, com a ajuda de umas cordas, se equilibrarem e manterém-se em pé!

Agora online, a programação dos “Dominguinhos” continua a animar as manhãs de domingo das crianças que visitem as páginas de Facebook e Instagram do MAR Shopping Algarve, pelas 11h00. O programa das atividades online pretende continuar a proporcionar momentos mágicos, com espaço para a brincadeira e experiências pedagógicas.

O MAR Shopping Algarve pretende continar a dar aos mais novos programas veraneios para que aproveitem o verão ao máximo com criatividade e diversão.

Pure

Betweinen lança Livro em parceria com o Zoomarine

No ano em que se celebra o 30º aniversário do Zoomarine, as estrelas alinharam-se e, em parceria com a Betweien – uma empresa dedicada à conceção, desenvolvimento e implementação de projetos educativos -, nasceu o livro “Atchim, Magia no Zoomarine”, marcando assim uma data muito especial para o melhor parque temático do país.

Em colaboração com o Departamento de Educação do Zoomarine, que apoiou na revisão dos conteúdos e na verificação da linha orientadora da história, a Betweien criou um livro que servirá de veículo de sensibilização ambiental, associando elementos reais do Zoomarine a uma mensagem de sustentabilidade, adaptada às idades correspondentes (dos 5 aos 10 anos). Exemplo disso, é a integração desta história no projeto EDUCar – o maior projeto itinerante de Educação Ambiental no Algarve -, já no próximo ano letivo, alargando a abrangência do EDUCar também ao 1º Ciclo do Ensino Básico.

Marcada por uma leitura agradável e divertida, esta história passa-se no Zoomarine e mergulha no mundo encantado dos oceanos e não só! Uma homenagem a algumas das personagens mais emblemáticas e especiais da família zoológica que aqui habita, das quais se destaca o Sam, aquele que foi o patriarca da família de golfinhos-roaz e o parceiro de muitos anos do fundador do Zoomarine, Pedro Lavia.

Desta parceria resultou, também, uma música que promete ficar no ouvido e um videoclip animado que irá certamente deliciar todos os fãs do Zoomarine e que pode ser visto aqui: https://youtu.be/tZpS01_BCMs

O livro encontra-se disponível na banca “Magia no Zoomarine”, que estará disponível durante todo o verão no parque temático, ou na loja virtual Betweien em www.betweien.com/zoomarine

Zoomarine