Albufeira | FC Porto no regresso da Albufeira Summer CUP

A equipa do Futebol Clube do Porto derrotou, em Albufeira, o Fulham Football Club no regresso da Albufeira Summer Cup. Veja as fotos (cedidas pela CM Albufeira) na nossa galeria de Fotografias: https://www.maisalgarve.pt/fotogaleria/category/413-summer-cup-2019.

O Estádio Municipal acolheu milhares de espetadores para assistirem a este jogo de pré-época, que deu a conhecer o novo plantel dos dragões. No intervalo, o executivo municipal entregou os prémios aos vencedores da Liga de Futebol pela Inclusão, uma iniciativa da APEXA, no âmbito do seu projeto de Desporto Adaptado.

Mais de 3 mil pessoas deslocaram-se na passada terça-feira, 16 de julho, ao Estádio Municipal de Albufeira para assistirem ao jogo de pré-temporada entre o F.C. Porto e o Fulham F.C.

Numa partida que arrancou com o pontapé simbólico de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a formação azul e branca venceu a equipa londrina por 1-0 e conquistou a Albufeira Summer Cup.

A equipa orientada por Sérgio Conceição precisou de apenas 29 minutos para se colocar na frente do marcador, num lance concretizado por Otávio, que acabou por ser o único golo do jogo. Em Albufeira, o treinador colocou na equipa inicial, os reforços Saravia, Marcano e Nakajima, além do jovem Diogo Costa na baliza. Em relação à equipa inglesa, as atenções focaram-se nos portugueses Rui Fonte e Ivan Cavaleiro, que este ano fazem parte do respetivo plantel.

Durante o intervalo, José Carlos Rolo e o seu executivo entraram em campo para entregar os prémios aos atletas que venceram a Liga de Futebol pela Inclusão, um evento criado pela APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, sediada em Albufeira.

“A associação desenvolve um trabalho meritório na área do desporto adaptado, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência. Este momento, no intervalo de um jogo mediático e com bastante visibilidade, é uma forma de nos associarmos a esta causa e sensibilizarmos o público para os valores absolutos do futebol: fair play, amizade e inclusão”, destacou o autarca de Albufeira.

O troféu vencedor foi entregue por José Carlos Rolo a Danilo, capitão do F.C Porto. O guarda-redes do Fulham, Bettinelli, recebeu o prémio de participação pela mão do vice-presidente da direção da Associação de Futebol do Algarve, Delfim Madeira.

Este é o regresso da Albufeira Summer Cup – a última edição remonta a 2012 - que tem trazido a Albufeira algumas das mais prestigiadas equipas nacionais e estrangeiras, com destaque para a passagem dos três grandes clubes portugueses- Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.

Para José Carlos Rolo, a aposta neste evento “é para continuar, porque é importante que Albufeira seja palco destes acontecimentos desportivos que funcionam também como um atrativo junto das famílias que nos procuram para passarem bons momentos de lazer”.

Em agenda está já a próxima Albufeira Summer Cup, que promete muitas novidades.  

Fonte: GRP da CM Albufeira

Loulé | Floresta de Loulé vigiada pelo Exército Português

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Loulé e o Exército Português assinaram, no passado dia 15 de julho, o protocolo que visa o patrulhamento e vigilância no âmbito da Estratégia Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios uma vez que esta parceria tem-se revelado como uma excelente prática no que concerne à proteção civil preventiva.   

O ato foi formalizado nas instalações da Proteção Civil Municipal, pelo vice-presidente da edilidade, Pedro Pimpão, e pelo coronel de infantaria Paulo Jorge Varela Curro, em representação do Exército Português - Regimento de Engenharia N.º1.

A presença dos militares será notada essencialmente nas freguesias do interior do Concelho de Loulé, tendo em conta que 40% do total dessas áreas corresponde a classes de perigo florestal muito elevado, nas quais se inserem as áreas de Paisagem Protegida da Rocha da Pena e Fonte Benémola, sendo que cerca de 54 % do território municipal é abrangido pela Rede Natura 2000.

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, no Algarve, Loulé é o município que conta com o maior número de aldeias e aglomerados (141) integrados nas 4 freguesias rurais do interior, consideradas com o primeiro grau de prioridade no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios: Alte (33), Ameixial (16), Salir (54) e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim (38).

O patrulhamento militar será efetuado diariamente através de uma viatura 4x4 com três elementos, realizando em média 140km por dia, e decorrerá durante o período crítico de incêndio florestal, por forma a diminuir a probabilidade da sua ocorrência, reforçando, assim, a segurança das populações e dissuadindo comportamentos negligentes.

Recorde-se que, além do Exército Português, constituem ainda o Dispositivo de Patrulhamento e Vigilância no Concelho, as Equipas Municipais de Intervenção Florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil, as Brigadas de Jovens Voluntários, a Guarda Nacional Republicana, a Equipa de Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e os Vigilantes da Natureza do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que operam na zona da Ria Formosa, existindo ainda no Município de Loulé duas torres de vigia (Zebro e Malhão), ambas na freguesia de Salir.  

Fonte: GAP da CM Loulé

 

 

Silves | Feira Medieval de Silves é um Eco Evento há já cinco anos

De 22 de julho a 5 de agosto de 2019 todos os residentes no concelho de Silves poderão entregar papel, cartão e embalagens, e receber prémios medievais, já que pelo quinto ano consecutivo a Feira Medieval de Silves será um «EcoEvento» e estará associado a uma campanha da autarquia que decorre desde maio deste ano chamada “Lixo Zero – Ambiente 100”.

«Essa campanha será o mote para continuarmos um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido há já cinco edições da Feira Medieval, altura em que passamos a ter o evento certificado como “EcoEvento” pela Algar (empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos - RSU do Algarve)», explica a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma. «É nossa preocupação central sensibilizar quem vem à Feira para que use corretamente os recipientes do lixo e colabore na preservação do ambiente. Se todos colaborarem, os números relativos a resíduos que enviamos para reciclagem continuarão a aumentar e teremos um evento com uma pegada ecológica cada vez menor», salienta a autarca, esclarecendo que este ano «a ALGAR assegurará formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos (nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a separação dos mesmos)».

Na verdade, desde o seu início que este evento âncora da Câmara Municipal de Silves tem sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando-se preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço onde a mesma recorre, implementando regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro), revelando a organização a maior responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade.

A organização da Feira Medieval de Silves procurará, por seu turno, continuar a sensibilizar os visitantes para que cumpram as boas práticas no que toca a este tema, contribuindo todos para a redução do impacto ambiental do evento, já que em 2018 encaminhou para reciclagem 5,7 toneladas de resíduos de embalagens, duas toneladas mais do que em 2017.

Por isso, volta a realizar-se a campanha de recolha de papel, cartão e embalagens junto de todos os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves. Os participantes receberão prendas, de acordo com a modalidade da sua participação e as quantidades dos resíduos que entregarem para reciclagem:

MODALIDADE A

Entregue separados 2 kg de papel/cartão e 3 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos).

PRÉMIO: Um bilhete de entrada* no Espetáculo no Castelo (limitado a 50 participantes) ou um bilhete de entrada* no Torneio de Armas a Cavalo (limitado a 50 participantes), ambos integrados na Feira Medieval de Silves.

MODALIDADE B

Entregue separados 2 kg de papel e 1 kg de embalagens (plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos).

PRÉMIO: Um bilhete de entrada* na Feira Medieval de Silves (sem limite de participantes).

Os locais e horários de entrega para os resíduos são os seguintes: edifício dos Serviços de Águas e Saneamento do Município (Praça Al-Mutamid | das 8h30 às 15h00), Juntas de freguesia de SB Messines, S. Marcos da Serra e edifício da junta de freguesia do Algoz e União de freguesias de Alcantarilha e Pêra (das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00).

No ato de entrega os munícipes deverão apresentar a identificação do participante (CC ou BI) e fatura da água do último mês. Para as zonas não servidas por rede de pública de água, poderá ser apresentada a fatura da eletricidade do último mês.

+ info: tel. 282 440 832 | correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Media Partners: Sul Informação, RUA FM

Patrocinadores: Algar, Amendoeira Golf Resort, Delta, FIESA, Região de Turismo do Algarve, Zoomarine

Fonte: GRP do Mun Silves

Forum Algarve | "D4RKFrame" Forum Play traz a Faro um dos mais conhecidos Youtubers Nacionais

O Forum Algarve, centro gerido pela Multi Portugal, volta a surpreender os mais novos com um dos eventos mais aclamados deste início de verão. O Forum Play chega ao Forum Algarve, em Faro, para uma série de castings que desafiam os mais novos a conquistar a câmara inspirando-se nos seus Youtubers favoritos. Os que mais se destacarem nas votações online terão oportunidade de entrar num dos vídeos de Pi e Sonha com a Bia, no dia 6 de julho, Angie, no dia 13 de julho e Darkframe no dia 20 de julho, sempre às 18h30.

Com início a 24 de julho, os castings, a decorrer num cenário criativo instalado na Praça Central do Forum Algarve, vão eleger dois vencedores para cada um dos meet & greet com os conhecidos Youtubers. Todos os vídeos, gravados sem guião e com base no improviso, contarão com o apoio de uma equipa que assegurará que os mesmos contam com 30 segundos e a máxima criatividade dos participantes! Depois de carregados online, a cada semana são eleitos os dois castings vencedores, que levam para casa uma GoPro Action Cam Hero 7, além de um meet&greet com o YouTuber que inclui a participação num dos seus vídeos.

O convite é para que os mais novos se deixem inspirar pelas suas estrelas do universo digital e participem nos castings que decorrem para cada um dos meet&greet. De 24 a 28 de julho decorrem as participações para o encontro com Pi e Sonha com a Bia; de 01 a 05 de julho os participantes habilitam-se a gravar com a Angie e, finalmente, de 08 a 12 de julho decorrem as gravações de castings para o vencedor do encontro com Darkframe.

O Forum Play no Forum Algarve espera pela visita de todos! Are you in?

Fonte: ONMI

Armação de Pêra | A celebrar o Verão na Summer Party – Armação Beach Club

No próximo dia 27 de julho, o Verão será festejado em grande, a dançar com os pés na areia e alguns cocktails na mão, a partir das 22:00, na Summer Party – Armação Beach Club, no Praia Dourada junto da Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra.

De entrada livre, a Summer Party promete ir pela noite dentro ao som das talentosas Yarden Klayman (@yarden_saxophone) com o saxofone, a que se junta a voz de Joana Lobo Anta (@loboanta) e a mistura de ritmos da DJ Miss Lyl (@miss.lyl).

Para além da diversidade musical e juntamente com o leque de bebidas refrescantes, haverá ainda deliciosos snacks servidos até às 02:00 para reposição de energias no rescaldo do evento.

Fonte: Vila Vita Park