Audições para Projeto Jovens Artistas do concelho de Silves

O Projeto Jovens Artistas do Concelho de Silves tem audições marcadas para o dia 24 de fevereiro, entre as 14h00 e as 18h00. A atividade decorrerá no Teatro Mascarenhas Gregório em Silves e destina-se aos jovens inscritos no projeto.

Esta será a quarta audição que o Município de Silves, através do seu sector de Juventude, realiza no âmbito deste projeto, que visa dar a conhecer e apoiar os mas novos talentos do concelho. Provas nas categorias de Canto, Dança e Representação permitirão conhecer os talentos artísticos dos participantes, que no futuro poderão vir a participar em atividades promovidas pela autarquia.

Durante esta ação, os jovens participantes ouvirão as opiniões de artistas convidados, que os ajudarão a melhorar as suas performances, sem que contudo sejam excluídos deste grupo, que integrará a Bolsa de Jovens Artistas do concelho.

A atividade é promovida pela Câmara Municipal de Silves, através dos seus Sectores de Juventude e Cultura e é a primeira de algumas etapas que permitirão dar a conhecer todos os inscritos, dado que para além das vertentes artísticas anteriormente mencionadas, também estão inscritos jovens em áreas como o Desenho, a Pintura e Fotografia.

+ info: tel. 282 440 800 (Ext. 2650) e 282 440 831 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: GRP do Mun Silves

CM de Silves e Zoomarine recomeçam sessões sobre a Lagarta-do-Pinheiro

A Câmara Municipal de Silves (através do seu Gabinete de Proteção Civil e do sector de Educação), em parceria com o Zoomarine trará, mais uma vez, o projeto “EDUCar by Zoomarine”, para que em conjunto realizem diversas sessões de sensibilização para a problemática da lagarta-do-pinheiro (ou processionária).

Desta feita, 11 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho terão a possibilidade de participar neste projeto de educação ambiental pensado especificamente para as crianças desta faixa etária, que visa a sensibilização para os cuidados a ter com esta espécie de comportamento cosmopolita e aparência vistosa, que, nos últimos anos, tem vindo a tornar-se um crescente desafio de saúde pública na região do Algarve, uma vez que partilha o espaço físico com muitas escolas e crianças.

Em formato de conto animado, serão três os protagonistas que os alunos irão conhecer aquando da presença do EDUCar nas escolas - a Arta, a Leta e o Larvi. Em "A Aventura da Arta" fala-se do ciclo de vida da lagarta-do-pinheiro e a interação com alguns animais no seu percurso, desde o ovo até à fase alar. Pretende-se, de uma forma simples, mas emotiva e positiva, dar a conhecer a ecologia e comportamento desta espécie no espaço escola, alertando para alguns perigos de saúde que podem resultar da proximidade com os alunos.

O programa de visitas do EDUCar às escolas de Silves é o seguinte:

26 de fevereiro - EB 1 nº 1 de Silves - 3 sessões                            

27 de fevereiro – Turmas do 1º ciclo (Escola Dr. Garcia Domingues) - 3 sessões

28 de fevereiro - EB 1 nº2 de Silves Enxerim - 3 sessões

1 de março – EB 1 de Armação de Pera – 5 sessões

2 de março – EB 1 de Alcantarilha – 2 sessões| EB 1 de Pêra – 2 sessões

5 de março - EB 1 do Algoz – 3 sessões | EB 1 de Tunes – 2 sessões                        

6 de março - EB 1 de Messines - 2 sessões |EB 23 Joao de Deus ( Turmas do 1ºciclo) - 1 sessão | EB 1 Portela - 1 sessão

7 de março – EB 1 Amorosa - 1 sessão | EB 1 de São Marcos da serra - 1 sessão

Recordamos que este projeto do Zoomarine (http://educar.zoomarine.pt) nasceu no ano letivo 2015/16 e está presente nas escolas do concelho de Silves desde o ano passado.

+ info: tel. 282 440 800 (ext. 2620) | email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Fonte: GRP do Mun Silves

Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores de São Brás de Alportel

O Município de São Brás de Alportel promove este sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 15h30, a 1.ª edição das “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores”, na Fonte Nova, em pleno coração do Centro Histórico.

Uma iniciativa que encerra o programa “Mês Romântico” em São Brás de Alportel onde serão apresentadas as cartas de amor vencedoras da edição de 2018 do concurso “A Mais Bela Carta de Amor” que a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro promove anualmente.

O evento conta ainda com momentos de poesia, contos e muita música, com a atuação da Tuna Académica “Versus Tuna, Coro da Universidade Sénior de São Brás de Alportel e Duo Margô – Adriana Gonçalves e Nuno Martins.

Haverá tempo ainda para provar alguns miminhos de São Valentim, elaborados pela doçaria local.

O Jardim da Fonte Nova e Lavadouro é um espaço muito relevante na história do município onde ainda ecoam as memórias do passado, em que era significado do encontro da comunidade. O lavadouro com 20 tanques foi edificado em 1945, representando um relevante elemento do património hidráulico. Recentemente requalificado, proporciona condições ideais para uma pausa refrescante.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

Fonte: GI da CM SBA

Decorrem os últimos preparativos para a 6ª edição do "OPTO"

Decorrem os últimos preparativos para mais uma edição do “OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve”, que irá decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira nos dias 9, 10 e 11 de maio. O evento, que já é considerado um dos mais significativos Fóruns de Educação e Formação no sul do País, irá trazer de novo a Albufeira centenas de expositores, entre universidades, escolas secundárias e profissionais e outras entidades que aproveitam este espaço privilegiado para apresentar a sua oferta educativa e formativa.

O Pavilhão Desportivo de Albufeira prepara-se para ser o palco de mais uma edição do OPTO, um evento que se realiza pelo sexto ano consecutivo, numa organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), com a colaboração dos três agrupamentos de Escolas do concelho.

A abertura do certame está marcada para o próximo dia 9 de maio, mas até lá ainda há muito trabalho por realizar. As inscrições estão praticamente encerradas - até ao momento já se encontram inscritos 50 expositores (representando o ensino superior público e privado, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, centros de formação, autoridades policiais e de socorro, associações e outras entidades ligadas ao ensino e à formação) - e fazem-se os últimos preparativos no recinto e ao nível do programa de animação, que à semelhança das edições anteriores irá contemplar exibições de artes performativas e de desporto, shows interativos, demonstrações culinárias, oficinas temáticas, atividades de exploração científica e outras demonstrações profissionais.

Entretanto já foram contactados todos os agrupamentos escolares da região, bem como alguns do Baixo Alentejo, com vista a dar conhecimento do programa e incentivar à participação num evento que já é considerado uma mais-valia, sobretudo numa altura em que os jovens se encontram a decidir o seu futuro académico e profissional. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que “esta é uma boa oportunidade para ter um primeiro contacto com o mundo do trabalho e a oferta de produtos e percursos educativos, formativos e profissionais, disponíveis no Algarve e noutros pontos do País”. Carlos Silva e Sousa sublinhou que “se trata de um excelente fórum de discussão e reflexão sobre matérias fundamentais para o futuro da nossa juventude”.

A organização chama a atenção de todos os interessados para a necessidade de programarem antecipadamente a visita ao certame. Para facilitar o transporte dos estudantes e professores, poderão ser obtidos descontos especiais para viagens de grupo nos comboios da CP, de e para Albufeira, em todas as linhas. Os autocarros urbanos GIRO serão gratuitos em toda a cidade e também entre a estação de Ferreiras e o Pavilhão Desportivo, mediante a apresentação de passe próprio emitido pela organização.

Para mais informações contacte o Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira através do telefone: 289 598812/289 599579 ou do seguinte endereço de email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fonte: GRP da CM Albufeira

Silves associa-se à Campanha "Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés"

O Município de Silves associa-se à campanha promovida pela Federação de Motociclismo de Portugal, que procurará “REFLORESTAR PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS”. Assim, estas duas instituições estarão em SB Messines (na Junta de Freguesia) no próximo dia 22 de fevereiro, às 16h00, para entregar a quem o desejar árvores de diferentes espécies: Azinheiras, Sobreiros, Pinheiros-mansos, Choupos-brancos e Medronheiros.

A entrega das árvores será acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia.

Esta iniciativa que agora chega a Silves já passou por outros sete concelhos que são atravessados pela prova Portugal de Lés-a-Lés Off-Road e conta com o apoio do biólogo Nuno Gomes Oliveira e a parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Fonte: GRP do Mun Silves