São Brás de Alportel | Nesta Páscoa Fé e Tradição saem à Janela...

Perante o estado de emergência nacional resultante da pandemia provocada pelo novo coronavírus COVID19, São Brás de Alportel prepara-se para celebrar o Domingo de Páscoa, dia da festa ex-líbris do concelho, com o mesmo fervor, mas a partir da janela de cada casa.

Não sendo possível trazer a festa à rua, como acontece desde tempos imemoriais, com a tradicional e impressionante procissão da Aleluia, as suas  Tochas Floridas e os tapetes de flores  a colorir as principais ruas da vila, os são-brasenses são convidados a viver o final da Quaresma e celebrar a Páscoa em comunidade, mas a partir da sua janela, confinados à sua casa,  em segurança, em forma de dádiva e entrega ao próximo.

O Município, em parceria com a Paróquia de São Brás de Alportel e a Associação Cultural Sambrasense, entidades que ano após ano organizam a Festa das Tochas Floridas, estão a convidar toda a comunidade a assistir à Eucarística da Ressurreição, que será transmitida em direto na internet, acessível  nas redes sociais Facebook e Instagram do Município, pelas 10h30 deste domingo, dia 12 de abril.

Respeitando as regras de isolamento social, a comunidade está convidada a colocar colchas nas janelas e varandas das suas casas onde, pelas 11h30, são desafiados a cantar e a fazer soar a fé e a tradição são-brasense, que rejubila com a ressurreição de Jesus cantando: “Ressuscitou como disse…. Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

O tradicional Concurso de Jogos Florais, ou seja, de quadras e versos inspirados nas tradições pascais são-brasenses prosseguiu este ano, embora adequado ao contexto de pandemia, e os trabalhos premiados serão conhecidos no Domingo de Páscoa, 12 de abril, na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

Está ainda a decorrer um concurso de fotografia digital sob o tema “Procissão de Aleluia”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com o Município,  que visa recordar os melhores momentos e os diferentes olhares sobre este evento que, ano após ano, tem vindo a envolver e a ser motivo de orgulho para toda a comunidade.

Mais informações e inscrições devem ser solicitadas através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou na página de Facebook da Associação Cultural Sambrasense.

GI da CM SBA

Vídeo: Vídeo Covid-19 | UAlg_ESGHT_PPM #3/5

No âmbito da disciplina de Publicidade e Planeamento do curso de Marketing da Universidade do Algarve, a Professora Maria João Custódio da Universidade do Algarve, solicitou aos seus alunos, na primeira semana de encerramento das aulas presenciais, uma peça de comunicação sobre a sua contribuição pedagógica para a mitigação da pandemia COVID-19.

E porque a comunicação e marketing é feita de causas e emoções, no tempo recorde de uma semana estes alunos prontamente apresentaram as suas contribuições. Estas contribuições foram publicadas e temos também o gosto de as partilhar nas múltiplas plataformas da Mais Algarve, dando assim visibilidade à criatividade e sensibilidade dos jovens estudantes Algarvios das UALg. Começamos por um vídeo aglutinador e compilação dos 11 trabalhos realizados, sendo que iremos apresentado os trabalhos originais ao longo da semana.

Vídeo | Conheces o Aquário inframareal da Ria Formosa? Pequenos Cientistas em Casa

Acompanha as atividades que o Centro Ciência Viva do Algarve publica para poderes fazer em casa.
Diverte-te em família, fazendo as nossas atividade e partilha connosco os resultado através de fotografias ou vídeo.#PequenosCientistasEmCasa #PequenosCientistasCCVAlg

HOJE: Conheces o aquário inframareal da Ria Formosa? Descobre e faz o teu.

ATENÇÃO!!
Não saias de casa para adquirir nenhum destes materiais. Se não os tiveres todos, aguarda pelo nosso próximo desafio!

Caso tenhas perdido as atividades anteriores:

O Jogo do Moinho

Constrói o teu Herbário sem sair de casa

As Horas do Sol

Sistema de manivela - engenhocarias

Autómato
Rodas Quadradas!
Construção de um Pluviómetro!
Estrutura equilibrista
O desafio do animal muito especial
Movimento Aparente Anual do Sol
O Dragão das 1000 flores
Reação em Cadeia
CCVAlgarve

 

ARCM | Abril em Casa

A presente situação epidemiológica e as regras de distanciamento social impostas por razões de saúde pública implicaram a suspensão de todo o tipo de espetáculos e concertos. Para quem vive das artes do espetáculo a precariedade não é novidade, mas esta paragem total tem levado os artistas a reinventarem-se, num compasso de espera, que se quer pequeno, mas que não se sabe quanto tempo durará.

A Associação Recreativa e Cultural de Músicos é, no panorama algarvio, uma das entidades que tem procurado formas criativas de promover o trabalho dos artistas algarvios e angariar fundos para apoiar a atividade artística desenvolvida em Faro.

Abril em Casa é uma iniciativa que se iniciou no último sábado através de directos na página de facebook da ARCM, com a participação de actores e poetas, como André Canário, Pedro Monteiro e Rogério Cão e músicos como Mauro Amaral e Tércio Freire. O evento terminou com Trinchax, num direto que atingiu cerca de 3000 pessoas.

Este sábado dia 11, Abril em Casa traz a partir das 19h00 o cantor João Miau, seguido de micro-contos com Fernando Guerreiro e um espetáculo de dança oriental com Inês Sousa, professora de dança na Associação. O evento termina com DJ Badoga que certamente juntará muitos fãs. 

ARCM

Loulé | Secretário de Estado Acompanha Descontaminação de Lar em Boliqueime

José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas, que assumiu recentemente as funções de coordenador na região do Algarve do combate à Covid-19 durante o Estado de Emergência, esteve hoje no concelho de Loulé para acompanhar ações que visam o controlo da propagação deste surto.

Ao lado do autarca louletano, Vítor Aleixo, bem como de representantes das forças de segurança e de elementos da Proteção Civil Municipal, este responsável governamental realizou uma visita ao Posto de Comando Municipal de Loulé, localizado nos Paços do Concelho, seguindo-se uma passagem pela Zona de Apoio à População de Boliqueime, instalada no Pavilhão desportivo da Escola básica integrada Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, desta freguesia.

José Apolinário acompanhou ainda a chegada da Brigada de Intervenção e Proteção a Emergências, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, da Guarda Nacional Republicana, que procedeu a uma operação de desinfeção, no piso 2 do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime. Recorde-se que, na passada semana, mais de duas dezenas de idosos deste lar testaram positivo para a Covid-19, juntando-se assim à lista de casos na região algarvia.

Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loulé informa que:

“No âmbito do rastreio à Covid-19 em lares do Algarve, foram detetados, no passado dia 3 de abril, casos positivos no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime.

Os utentes negativos foram, no mesmo dia, transportados em segurança para um hotel da Região, onde continuam em isolamento, acompanhados por uma equipa de funcionários do lar. Encontram-se todos bem de saúde.

Os utentes positivos e os inconclusivos mantiveram-se no lar, em zonas separadas. À exceção de um utente que se encontra hospitalizado, os restantes não necessitaram, até ao momento, de cuidados hospitalares.

Em reunião com as diversas entidades responsáveis a nível local e regional (Autoridade local de saúde, ABC – Biomedical Center, Comissão Municipal de Proteção Civil, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Segurança Social e Cruz Vermelha Portuguesa), foi decidido proceder-se à descontaminação do piso 2 do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, de forma a criar uma zona pronta para receber utentes, no futuro, e quando as autoridades competentes assim o entenderem.

Seguindo todos os procedimentos de segurança, ontem, dia 8 de abril, foi efetuada a mudança de todos os utentes do Lar para o piso 1, com a preciosa e imprescindível colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa.

Hoje, dia 9 de abril, uma brigada de Intervenção e Proteção de Emergências da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR, especializada em matérias perigosas, vai realizar a operação de descontaminação do piso 2 deste Lar.

A todas as entidades envolvidas nesta operação, o meu agradecimento.

Deixo também uma palavra de incentivo aos funcionários desta instituição, que continuam a apoiar estes idosos, seja no Hotel onde estão alojados os utentes negativos, seja no Lar.

A Câmara Municipal de Loulé continuará a acompanhar diariamente esta situação, em estreita articulação com as autoridades de saúde, dando todo o apoio e colaboração necessários. Tudo faremos pela salvaguarda da saúde e segurança dos nossos munícipes.

À população, fica, mais uma vez, o meu apelo para se protegerem. Ficar em casa é a única forma de travarmos a pandemia. Juntos, ultrapassaremos este momento tão difícil para todos”.

http://covid19.cm-loule.pt

GAP da CM Loulé