Evento de solidariedade Lions Clube de Vilamoura

O Lions Clube de Vilamoura promove no próximo dia 27 de setembro um jantar comemorativo do seu 31.º aniversário com espetáculo de solidariedade no Casino de Vilamoura, para o qual estão desde já abertas as inscrições através dos números 916 065 906 e 919 126 109.

O espetáculo contará com Tango Argentino, protagonizado pelos pares Rita Ramires / Fábio Henriques, do Clube de Danças de João de Deus, de Faro e Sónia Aires / Paulo Bernardo, da escola de tango de Lisboa, A Todo Tango!, e ainda tango cantado pela fadista Raquel Peters, acompanhada ao acordeão por Jorge Alves.

Fonte: GAP da CM Loulé

 

Loulé | Companhia João Garcia Miguel junta-se a Mário Laginha na peça “Medeia”

A Companhia João Garcia Miguel junta-se ao prestigiado pianista Mário Laginha para trazer ao Cine-Teatro Louletano, a 27 de setembro, pelas 21h30, em absoluta estreia no sul do país, a peça de teatro que recupera questões da Tragédia como a redefinição de “Medeia” e do papel da mulher no tecido social.

“Medeia” é uma peça com texto de Francisco Luís Parreira a partir da tragédia homónima de Eurípides, é interpretada por Sara Ribeiro e David Pereira Bastos, com direção e encenação de João Garcia Miguel, contando com música original de Mário Laginha, interpretada ao vivo.

A Companhia João Garcia Miguel põe em evidência a relação entre o passado e o futuro e levanta questões que considera estarem subjacentes à obra de Eurípides – o papel do feminino e a perda do seu poder simbólico, com a transição de uma sociedade matriarcal para outra, de caráter patriarcal, a redefinição do tecido social e político, que daí advém, e a transparência das relações interpessoais, além de entre outras questões que se prendem com a emigração e o estatuto do refugiado. “É neste sentido que a obra mantém atualidade e pertinência” no mundo contemporâneo, escreve a companhia no texto de apresentação.

A Companhia João Garcia Miguel recorda que a tragédia levanta “uma questão central sobre os protagonistas da História e a vida dos indivíduos”, componente que considera determinante “na abordagem da obra, em busca das sombras que nos moldam o ser”.

A figura de Medeia, nas diferentes lendas, é ambivalente e é símbolo de um período de transição do matriarcado para o patriarcado, recorda a companhia. Passa de deusa da cura e da sabedoria, para feiticeira ameaçadora e poderosa e, por fim, para mulher ciumenta e infanticida.

Assim, “a feminilidade e, principalmente, a feminilidade dotada de poder, foi desvalorizada e vista como demoníaca, na mesma proporção do crescimento do poder patriarcal”, escreve a companhia, na apresentação da obra.

Este espetáculo tem a duração de 90 minutos, destina-se a maiores de 16 anos e o ingresso tem um custo associado por pessoa de 10 euros, passando para 8 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos, com Cartão de Amigo aplicável.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM Loulé

"Rally Município de Albufeira" disputa-se a 12 e 13 de outubro

O Campeonato Sul de Ralis volta à estrada para a sexta prova, disputada em asfalto. No fim de semana de 12 e 13 de outubro, o Rally Município de Albufeira vai passar pelo centro da cidade com uma Super Especial noturna na Avenida dos Descobrimentos para depois rumar às freguesias de Paderne, Ferreiras e Guia para mais três Especiais de Classificação.

Este ano há novidades! Depois da Super Especial, a Av. Dos Descobrimentos vai ser palco de uma exibição de Drift e de um desfile de automóveis clássicos. A não perder!

O Rally Município de Albufeira vai para a estrada nos dias 12 e 13 de outubro, com organização do Clube Automóvel do Sul e apoio da Câmara Municipal de Albufeira. Esta é uma prova a contar para o Campeonato Sul de Ralis, que integra o calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Este ano, a prova inclui também o 2.ºDesafio KUMHO TYRE.

A competição tem início no sábado, 12 de outubro, com uma Super Especial noturna, às 21h00, entre o cruzamento dos Bombeiros de Albufeira e a Rotunda dos Relógios, numa extensão de 2,38 quilómetros, em plena Avenida dos Descobrimentos. A novidade para este ano é a exibição de Drift e o Desfile de Automóveis Clássicos a partir das 22h30.

No dia 13, domingo, serão disputadas mais três Provas Especiais de Classificação (PEC) entre a estrada do Algoz e a estrada de Tunes (Guia), em Canais (Ferreiras) e em Alcaria (Paderne), e serão percorridas três vezes cada. Na Guia, o Rally passará às 10h00, 11h40 e 13h40; em Ferreiras, às 10h15, 12h00, 14h00; e em Paderne às 10h35, 12h20 e 14h20. A entrega de prémios terá lugar no pódio em frente à Câmara Municipal, pelas 16h00.

Para mais informações aceder a http://www.clubeautomoveldosul.pt/RALIS/ralis.html

ou https://www.facebook.com/clubeautomoveldeportimao

Fonte: GRP do Mun Albufeira

 

 

Acordeonistas Algarvios em destaque no 44º Prémio Internacional de Acordeão em Castelfidardo

Depois do jovem louletano João Palma ter vencido o Prémio Internacional de Acordeão em Castelfidardo (Itália) em 2018, na categoria Júnior Virtuoso, eis que surgem mais dois jovens portugueses, curiosamente também naturais de Loulé, a brilhar neste prestigiado concurso que contou com 259 participantes de todo o mundo, o que foi um recorde.

Neste 44º Prémio Internacional de acordeão de Castelfidardo, que se realizou entre 18 e 22 de Setembro, Rodrigo Veloso e Tiago Conceição obtiveram o 3º lugar nas categorias “Virtuoso 15” (até 15 anos) e “World Music 12” (até 12 anos), respetivamente. Destaque ainda para o jovem olhanense Pedro Gonçalves que esteve à beira do pódio em duas categorias (“World Music Sénior” e Virtuoso Sénior) ao obter o magnífico 4º lugar em ambas.

De realçar a participação de mais 9 jovens portugueses todos algarvios, que participaram pela primeira neste grande evento mundial e que obtiveram honrosas classificações (ver abaixo). Todos estes jovens estudam com o professor Nelson Conceição e tiveram o suporte da

Associação de Acordeão Garvefole que contou por sua vez com os apoios Câmara Municipal de

Loulé, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Junta de Freguesia de São Clemente, Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Associação Mito Algarvio e Beltuna.

Classificações:

Carina Duarte (Quarteira)

11º lugar (Categoria World Júnior)

14º lugar (Categoria Virtuoso Júnior)

David Mendes (Messines)

10º lugar (Categoria Virtuoso Júnior)

13º lugar (Categoria World Júnior)

Hugo Afonso (Almancil)

11º lugar (Categoria Virtuoso Júnior)

12º lugar (Categoria World Júnior)

David Mendes (Messines)

10º lugar (Categoria Virtuoso Júnior)

13º lugar (Categoria World Júnior)

Inês Faria (Bordeira – Faro)

7º lugar (Categoria Virtuoso 15)

15º lugar (Categoria World 15)

Mariana Coelho (Olhos D`Água - Albufeira)

13º lugar (Categoria Virtuoso Júnior)

14º lugar (Categoria World Júnior)

Mateus Marrachinho (Guia - Albufeira)

9º lugar (Categoria Virtuoso 15)

13º lugar (Categoria World 15)

Matilde Sousa (Olhos D`Água - Albufeira)

10º lugar (Categoria Virtuoso Júnior)

17º lugar (Categoria World Júnior)

Pedro Gonçalves (Olhão)

4º lugar (Categoria Virtuoso Sénior)

4º lugar (Categoria World Sénior)

Pedro Ramos (Bordeira – Faro)

12º lugar (Categoria Virtuoso 15)

16º lugar (Categoria World 15)

Rodrigo Veloso (Loulé)

3º lugar (Categoria Virtuoso 15)

6º lugar (Categoria World 15)

Tiago Conceição

4º lugar (Categoria Virtuoso 12)

3º lugar (Categoria World 12)

Tomás Alexandre

11º lugar (Categoria Virtuoso 15)

20º lugar (Categoria World 15)

Fonte: NC

Faro celebra "Dia Mundial do Turismo"

A Câmara Municipal de Faro irá celebrar o Dia Mundial do Turismo 2019, no próximo dia 27 de setembro, com um conjunto de iniciativas que pretendem assinalar a cada vez maior importância do Turismo na economia do Município.

Com o tema: “Turismo e Emprego: um futuro melhor para todos”, a Câmara iniciará o dia, no Jardim Manuel Bivar, com uma ação promocional da “marca” Faro dirigida a todos os turistas, visitantes e residentes do nosso Município que terão a oportunidade de ser fotografados com elementos alusivos à cidade, podendo, no momento, partilhar as suas fotos nas várias redes sociais.

A iniciativa, à qual se junta a Associação da Baixa de Faro e os seus associados, contará com a presença no local de vários animadores. A ocasião servirá também para distribuir brindes promocionais, assim como brochuras diversas sobre a cidade e o Município.

No período da tarde, a Divisão de Promoção Turística, em colaboração com o Museu Municipal, convida todos os residentes do município a serem “Turistas em Faro por um Dia”. Uma ação de divulgação e descoberta do património através de uma visita guiada aos locais mais procurados pelos milhares de turistas que visitam Faro.

Com participação gratuita e inscrições limitadas, que devem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 289870065, esta iniciativa pretende, junto dos munícipes, promover o conhecimento e a compreensão da nossa cultura no sentido de sensibilizar os munícipes para a importância e relevância do nosso património e o seu papel no desenvolvimento turístico-económico do município.Ainda no dia 27 de setembro, pelas 18h30, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2019, será realizada uma visita guiada à Ermida de Santo António do Alto e ao seu miradouro, que também terá uma participação gratuita e inscrições limitadas, através do telefone 289870829.

Com este conjunto de iniciativas que pretendem comemorar o Dia Mundial do Turismo no Município de Faro, continua a autarquia a sua aposta na sensibilização sobre a importância de termos uma oferta turística inovadora, de qualidade e diferenciada no país e na região enquanto factor determinante para o sucesso da estrutura económica do município. 
Fonte: Mun de Faro