OPP atribui 350 Prémios ‘Escola SaudávelMente’

0
271
Escola-SaudávelMente

Distinção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) reconhece as escolas portuguesas que promovem o desenvolvimento, a aprendizagem, a inclusão e a saúde psicológica de toda a comunidade educativa. Este ano, das 474 escolas que concorreram foram distinguidas 350.

O PT Meeting Center, no Parque das Nações, em Lisboa recebeu ontem durante a tarde, a entrega dos Prémios SaudávelMente, que contou com a presença da Diretora Geral da Saúde Graças Freitas e do Secretário de Estado da Educação António Leite.

A abertura do evento esteve a cargo de Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da Ordem dos Psicólogos, e do Secretário de Estado da Educação, que reconheceu o mérito de quem organiza e de quem é merecedor deste Prémio da OPP. A Vice-Presidente, Sofia Ramalho entregou pessoalmente os Prémios a todas as escolas que estavam presentes, e alguns dos projetos que sobressaíram foram apresentados.

Das 350 distinções, o destaque vai para os projetos vencedores da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, do Agrupamento de Escolas Daniel Faria e do Agrupamento de Escolas Dr Vieira de Carvalho. As Academias Gulbenkian do Conhecimento apresentam também três projetos vencedores do selo Escola SaudávelMente: Skills4Genious, Escola das Emoções e #EntreViagensAprendizagens 2.0.

As inscrições para obter o Selo Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão estiveram abertas até 17 de junho. Para participar, as escolas que se empenham na promoção da Saúde Psicológica Escolar tiveram de preencher uma checklist, composta por três partes, com o objetivo de verificar se são, de facto, cumpridoras de boas práticas e promotoras da Saúde Psicológica em contexto escolar.

A aposta na promoção da Saúde em meio escolar é fundamental e indissociável da contribuição da Psicologia e dos Psicólogos. A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem, por isso, o dever de contribuir para uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social, colaborando na promoção de políticas saudáveis na escola. Neste sentido, em 2017, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lança a Campanha Escola SaudávelMente.

O Selo Escola SaudávelMente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.

Na primeira edição deste Selo, entre 2017-2019, existiram 253 candidaturas, tendo sido atribuídos 99 Selos. Já na segunda edição, entre 2019-2021 existiram 267 candidaturas, tendo sido atribuídos 161 selos.

A lista dos vencedores: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/4190

Site: https://escolasaudavelmente.pt

ADBD