Alunos do Curso Profissional de Gestão de Equipamentos Informáticos, do agrupamento de escolas Tomás Cabreira, participaram na Semana Europeia da Programação ou “Code Week” que envolve escolas de toda a europa, e que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa. Este evento de programação, que se realizou este ano entre 8 e 23 de outubro, visou a sensibilização dos alunos para a proteção do Oceano, demonstrando que a informática é muito mais do que linhas de código! Aprender sobre inteligência artificial (IA), dados de formação enquanto exploram questões éticas e como a IA pode ser usada para resolver problemas mundiais focados no Oceano, assim foi o “AI for Oceans”.
Ao longo desses 15 dias os alunos responderam aos vários desafios de programação com soluções que podem ser consultadas no site https://code.org/oceans, onde se pode igualmente conhecer mais sobre o evento,
De entre as atividades destaca-se a “Machine Learning” para a qual os alunos foram desafiados a “ensinar” máquinas a detetar e reconhecer padrões na água do mar, aprendendo a classificar os objetos como “peixe” ou “não peixe” com o objetivo de tentar remover o lixo do oceano. Na segunda parte da atividade, os estudantes escolheram os seus próprios rótulos para aplicar a imagens de peixes gerados aleatoriamente. Os dados gerados foram utilizados num modelo de aprendizagem que, após o seu aperfeiçoamento, deverá ser capaz de rotular novas imagens por si só.
Mas não foi só o reconhecimento de imagens que os alunos programaram! Tiveram igualmente a oportunidade de controlar um robot! Os alunos programaram um robô “mBot”, com o objetivo de se poder controlar o robô através de um comando Bluetooth, mas igualmente que, graças aos seus sensores de luz e de infravermelho, possa detetar a presença de obstáculo e desviar-se deles” ou ainda alterar a cor das luzes LED em função da distância de um obstáculo.
No final do evento, os alunos ainda tiveram a possibilidade de desenvolver Apps para telemóveis android na plataforma de programação App Inventor.
Estas atividades inserem-se numa aposta do Agrupamento de Escola Tomás Cabreira que, juntamente com a Universidade do Algarve, integrou o projeto Pr’Oceano liderado pelo Centro Ciência Viva do Algarve que visa aliar a inovação digital à sustentabilidade do Oceano.
O projeto «Pr’Oceano – Proteger o Oceano, porquê e como?» é apoiado por Portugal e pela União Europeia através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve no programa CRESC Algarve 2020, é uma aposta estratégica para comunicar ciência e aumentar a literacia digital e a literacia do mar junto da comunidade e das instituições de ensino profissional.
CCVAlg