UFF | Moção Por um Novo Hospital Central na Cidade de Faro

0
629
PSD-Algarve

O PSD Faro apresentou na última Assembleia Municipal, uma moção intitulada Por um novo Hospital Central na Cidade Faro, que foi aprovada tendo, contudo, os votos contra das bancadas do PS, CDU e BE.

Os social democratas defendem que uma vez que o projeto do novo hospital do Algarve, voltou, por decisão da Ministra da Saúde, à estaca zero, para ser reavaliado e atualizado, é o momento indicado para se decidir a área por ele a ocupar e qual a sua localização.

Recorde-se que, em 2003 foi celebrado um Acordo Estratégico de Colaboração para o lançamento do novo Hospital do Algarve a localizar no Parque das Cidades Faro/Loulé, entre o Ministério da Saúde representado pela Administração Regional de Saúde do Algarve e as Câmaras Municipais de Faro e Loulé (12 de Março de 2003). A expectativa, na altura, era que nesse local nascesse uma nova centralidade regional. Uma centralidade não apenas geográfica, mas urbana, de serviços vários, de transportes, a qual congregasse população para as zonas adjacentes e perfizesse um contínuo entre Faro – Parque das Cidades – Loulé. Passados quase 20 anos isso não aconteceu!

Essa circunstância, o não cumprimento dos pressupostos que conduziram à escolha desse local, deve conduzir agora a uma reapreciada decisão, uma vez que o processo está a ser reiniciado, já que o anterior, que incluía essa escolha foi revogado, por despacho da sra. Ministra da Saúde, no final do mês de setembro do presente ano. O despacho revogatório refere que, tendo em conta o tempo que já havia passado, ser “necessário rever, efetivamente, o programa funcional anexo ao caderno de encargos, por forma a adequá-lo ao estado de arte em matéria de prestação de cuidados hospitalares, nomeadamente em matéria da evolução clínica e tecnológica”.

Neste sentido, este é o momento de se determinar tudo a que ele respeita, inclusive a sua localização e Faro é a cidade que deve manter este importante esquipamento regional.

Para Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro e o 1º subscritor desta moção, “Faro é a capital do Algarve, a cidade mais populosa da região e é uma cidade, que desde o tempo do Rei D. João III, foi pensada para servir e apoiar a região. Faro para além de ser a cidade de todos os farenses é a cidade de todos os algarvios! Não fazendo qualquer sentido retirar da capital de distrito, um equipamento fundamental, de estratégia e relevância regional.”

“A este facto, acrescenta-se as graves consequências sociais e económicas que podem advir com a retirada do Hospital da cidade de Faro, um equipamento que representa perto de cinco mil postos de trabalho e em momento algum esta matéria pode ser negligenciada para a estratégia de funcionamento, de competitividade e vitalidade da cidade”.

Assim, em virtude dos vários argumentos apresentados, exorta-se o Governo para que o novo Hospital seja construído na cidade de Faro, em forte articulação com as atuais instalações que devem constituir um importante reforço para a melhoria efetiva dos cuidados de Saúde na região.

UFF

PSD-Algarve