CCISP | “O Ensino Superior Enquanto Dinamizador do Desenvolvimento e da Coesão Territorial”

0
644
Centro-Ciência-Cafe-Delta

A presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) participa já amanhã na conferência “O Ensino Superior Enquanto Dinamizador do Desenvolvimento e da Coesão Territorial”, promovida pela Delta no Centro Internacional de Pós-Graduação Rui Nabeiro, em Campo Maior. Maria José Fernandes terá a seu cargo as Conclusões de um encontro que terá como foco principal analisar o papel do ensino superior na relação com os territórios em que se encontram inseridas das diversas instituições.

A abertura arrancará com uma sessão de boas-vindas presidida pelo Comendador Rui Nabeiro, seguindo-se as intervenções de personalidades nacionais e internacionais, ligadas ao Ensino Superior e ao Tecido Empresarial, que irão analisar a iniciativa legislativa proposta por um grupo de cidadãos que pretende ver atribuído ao Ensino Superior Politécnico a capacidade para outorgar Doutoramentos.

A conferência surge num momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior procede à reavaliação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). A abrir os trabalhos estará o papel das Universidades Politécnicas no Desenvolvimento Territorial e na dinamização dos territórios em prol da coesão territorial. A ligação ao tecido empresarial local, o contributo para o desenvolvimento das regiões e o alinhamento com o mercado de trabalho são outros dos temas em debate.

À presidente do CCISP caberá a responsabilidade de efetuar as conclusões deste importante momento de reflexão, que ocorre numa altura em que as alterações legislativas em marcha podem representar um importante contributo para potenciar uma tipologia formativa de matriz politécnica e reforçar o acesso à ciência baseada na prática pelas empresas que estão implementadas em Portugal. Um contributo que poderá ser ainda maior se se verificar a possibilidade de os Institutos Politécnicos passarem a usar a denominação de Universidades Politécnicas, com naturais ganhos na internacionalização do Ensino Superior português e na captação de estudantes internacionais.

Recorde-se que o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “Resourcing Higher Education in Portugal”, sublinhou a importância de o nosso País alterar o modelo de financiamento do Ensino Superior, de modo que este passe a ter em conta as necessidades de formação no território e a empregabilidade.

MSImpacto

CCISP-Conferência